DicasFree.com » Escolar » Redação para vestibular

Redação para vestibular

Os vestibulares da maioria das instituições de ensino superior no país geralmente pedem uma redação do candidato para avaliar diversos aspectos de suas capacidades. Saiba como fazer uma boa redação.

     

A maioria dos vestibulares, tanto para universidades públicas como para instituições de ensino privadas, exigem que o aluno faça uma redação além da prova objetiva. O motivo disso, é que pela redação é possível avaliar a caligrafia, organização, criatividade, qualidade da escrita, entre outros aspectos.

Tendo isso em vista, é importante fazer uma redação que alcance os objetivos e que convença a banca de que você possui todas essas habilidades. A grande maioria das provas exige um texto dissertativo e é sobre essa modalidade que vamos nos aprofundar nesse artigo.

Textos Dissertativos

Esse tipo de texto se baseia na defesa de uma ideia ou de uma tese. Isso quer dizer que o redator terá que expor sua linha de raciocínio sobre o tema em questão e defende-la durante o decorrer do texto. Não só isso, o candidato deverá saber articular informações extracurriculares para dar legitimidade ao seu discurso.

Outra aspecto importante a se destacar, é que o texto dissertativo nunca deve ser escrito como narrativo. Ou seja, o candidato nunca deverá utilizar da primeira pessoa para expor suas ideias.

Ex: Eu acredito que as elisões fiscais sejam prejudiciais a arrecadação de impostos.

Forma correta: Acredita-se que as elisões fiscais sejam prejudiciais à arrecadação de impostos.

A acentuação e pontuação deve ser efetuada com maestria pelo candidato, visto que a utilização inadequada desses elementos linguísticos possa mudar o sentido para quem lê, e também denunciar sua inaptidão para com a escrita. Dessa forma, é importante ter em mente a necessidade irremediável de saber dessas regras gramaticais.

redacao

Construção do Texto

Toda a produção textual deve ter um sentido a ser seguido, para que o leitor possa apreender de forma clara e simples o que se deseja transmitir. Para isso, é importante escrever sempre pensando em quem vai ler seu texto, para ele não faça sentido só para você, mas para qualquer pessoa que o leia.

Recomenda-se que a utilização dos parágrafos seja racional e regrada, para que tudo faça sentido e banca percebe a dedicação que o candidato deve. Nesse artigo, articularemos as ideias em cima de 4 parágrafos para a discussão de qualquer tema proposto.

  • Primeiro Parágrafo – Esse parágrafo funcionará como uma introdução a sua tese ou posicionamento sobre o assunto referido. Nela, deve ser informado sobre o que você deseja falar e o que utilizará para legitimar sua ideia – não é necessário detalhar muita coisa, pois a introdução geralmente não é grande.
  • Segundo e terceiro parágrafo – Esses dois parágrafos serão utilizados como o desenvolvimento de toda o posicionamento. É importante utiliza-los de forma precisa e ordinária, aproveitando-se do primeiro para levantar as problemáticas e o segundo para resolve-las, por exemplo.
  • Quarto parágrafo – Esse último parágrafo funcionará como a conclusão do seu texto. Nele você fará uma espécie de resumo de tudo o que foi falado, evidenciando os elementos que solucionam toda a problemática  e dão vazão ao término do assunto.

Outras Dicas

Todas as provas oferecem alguns textos que comentam sobre o tema pedido. Esses textos servem para informar o candidato sobre o que está sendo pedido, visto que dessa forma o candidato conseguirá se manter na linha de raciocínio e traçar o caminho correto.

Porém, nem todos os textos lhe ajudarão. Geralmente um deles – essa informação não é uma regra – não aborda o assunto proposto e acaba por confundir ou dificultar o raciocínio do candidato. Apesar disso, é importante ler todos os textos com atenção para identificar quais poderão lhe auxiliar na escrita.

Embora você não possa fugir do tema, a redação é livre de certa forma. Você pode sim abordar aspectos diferentes, visando pontos de vista opostos ou utilizando-se de outros valores sociais. Usar a criatividade é sempre uma boa saída nesses casos, exatamente pelo fato de surpreender a banca com algo diferente.

Antes de escrever a redação, é importante já ter articulado mentalmente toda a ideia e o posicionamento que será tomado. A folha de rascunho servirá para você por tudo o que pensou na prática, sem a pressão de errar. Porém, é importante escrever no rascunho como se tivesse escrevendo da folha original, pois assim você evita correções de ultima hora que possam mais dificultar do que ajudar.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?