DicasFree.com » Estudos » Redação em Carta – Estrutura e Dicas

Redação em Carta – Estrutura e Dicas

Se você deseja escrever uma carta, precisa saber algumas coisas sobre a mesma. Não é somente passar informações de qualquer jeito, é necessário que esteja dando a entender de maneira correta sua intenção. Acompanhe este artigo e saiba mais!

     

Cartas

As cartas, além de serem a forma mais antiga de comunicação, são também as mais românticas. Numa carta, você poderá expressar-se da maneira que achar condizente com o momento. Na maioria das vezes, as cartas são narrativas e podem expressar a formalidade que deseja ou não.

As cartas estão destinadas aos amigos, familiares, amores e todo tipo de interesse pessoal. Seja esse de negócios ou para qualquer outra finalidade tem objetivo de passar informações. Você poderá dedicar seu carinho a pessoa que recebe, ou usar formalidades com a mesma. Enfim, as cartas são meios de comunicação onde permitem que se expresse.

cartas

Exemplos

Carta de amor e saudades

  • Venho através desta, lhe dizer o quanto estou saudoso de sua presença. Há algo que quero compartilhar, essa noite olhei ao meu redor e vi como as noites me parecem mais escuras quando você não está por perto. Sinto saudades do seu cheiro e da forma como age diante de situações que a mim parecem críticas. Querida… Embora eu esteja distante, meu amor está palpitante por você, quero lhe contar como tem sido os meus dias. Mas por meio dessas, só consigo expressar a saudade que me invade diante de todas as situações que aqui enfrento.
  • Tenha consigo o meu amor eternamente. Saudades, Francisco.

Sempre indique seu nome e suas saudações.

Carta formal

  • Prezado senhor Luciano,
  • Viemos através desta carta, ressaltar que o senhor compareça a nosso posto de atendimento, situado a rua _______________________, no bairro de ____________, no número _____, na cidade de ________________ do Estado de ____. Comunicamos que ganhou então, um dia para desfrutar de nossos serviços inteiramente gratuitos. Com direito a acompanhantes, dois em seu total. Obrigada por ser parte dos nossos clientes, agradecemos a preferência desde já. 
  • Atenciosamente
  • __________________ (nome de quem escreveu a carta)
  • Data, cidade, estado, ano.

Objetivos

Todas as cartas devem conter conteúdo, estrutura, datas, indicações, objetivos e assunto. Nenhuma carta pode ser escrita sem um verdadeiro objetivo. Precisará declarar dentro da mesma, tudo que deseja. As informações precisam estar afincadas e entendíveis. Nada pode transparecer dificuldade em sua leitura.

Por mais formal que seja, a redação precisa dar ao leitor, um completo entendimento. Se esta for uma carta de informações, ela precisa estar ainda mais apta a fazer com que as informações contidas cheguem de maneira correta a quem lê, sem correr o risco de interpretações erradas.

Seja lá qual for a finalidade de sua carta, repare também em sua escrita e na gramática de forma geral. A letra precisa ser legível e toda informação contida deve estar de acordo com o leitor. As cartas são meios maravilhosos de se comunicar e embora tenham sido esquecidas, ainda são ótimas maneiras de demonstrar amor ou saudades a entes queridos e distantes ou de qualquer outra finalidade.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?