DicasFree.com » Química » Reaçoes Químicas

Reaçoes Químicas

Para entender melhor sobre as reações químicas, saber como funciona e tudo relacionado, clique aqui. Mais informações sobre o processo químico para cada reação.

     

Oque é Reação química ?

Reações químicas, são os processos que ocorrem modificando uma substância em outra. Por exemplo, se tivermos uma substância inicialmente de uma maneira e com o passar do tempo, ou pelo acréscimo de qualquer elemento ela se transformar, automaticamente teremos uma reação química.

Para que haja a reação, é necessário que alguns reagentes passem pela substância. Contudo, tudo dependerá de quais reagentes irão passar por ela.

Classificação

Química

Uma das maneiras para classificar reações químicas, é através do número de substâncias que reagem relacionado com o número de substâncias que produzem.

As quatro formas mais famosas e eficazes de observar uma reação química são: reação de síntese ou adição, reação de análise ou decomposição, reação de simples troca ou deslocamento e reação de dupla troca.

Em todas elas podem ser usadas as mesmas substâncias, contudo, as reações serão diferentes.

Síntese ou Adição

As reações de síntese ou adição, são todas as que usando cerca de duas ou mais substâncias, misturadas entre si podem resultar em um único produto. É como uma junção de diferentes elementos, que unem-se e então se tornam apenas um. Por exemplo, uma mistura de A + B = C.

Dois elementos diferentes que unidos formaram outro elemento diferente. Na reação de análise ou decomposição o que ocorre é que uma única substância gera duas outras composições diferentes da atual, ou seja, por exemplo: A = B + C. O que ocorre é uma decomposição de determinada substância.

Reação de simples troca ou deslocamento

Na terceira forma, chamada de reação de simples troca ou deslocamento, ocorre a derivação de uma substância considerada simples, que unida a uma composta, originam outros dois fatores, outra substância simples e outra composta.

Reação de troca dupla

Já para quarta e última reação, chamada reação de troca dupla, o que ocorre é o seguinte: o processo é o mesmo da reação de simples troca ou deslocamento, a diferença é que nesse caso, os resultados das junções são duplicados. Enquanto em outra reação resultaria em uma de cada, nesse pode resultará em duas ou mais.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?