DicasFree.com » Variados » Quem pode contribuir para o INSS?

Quem pode contribuir para o INSS?

Saiba aqui quem pode contribuir com a Previdência Social e se tornar um beneficiado pelo INSS. Para mais informações, acompanhe este artigo.

     

INSS – Quem pode?

Todo aquele trabalhador que possui registro em carteira, tem direito a contribuição junto ao INSS. O órgão tem como finalidade, proporcionar a aposentadoria e uma maneira “confortável” de viver quando este já estiver em idade avançada. Há também vários outros benefícios juntos ao programa.

Quem contribui com o INSS, tem direito a uma aposentadoria por tempo de serviço, idade, no caso de acidentes trabalhísticos ou também por contrair doenças crônicas que proporcionem invalidez. Ele é um seguro a todo trabalhador de uma aposentadoria digna e coerente com o seu salário, tempo de serviço e condições físicas.

A Previdência Social é um órgão coligado ao INSS que garante a aposentadoria do trabalhador registrado em carteira e também permite que pessoas em diferentes condições de trabalho, também façam sua contribuição

Qualquer pessoa pode contribuir para a Previdência Social.
(Foto: Reprodução)

Além disso, no caso de morte, parentes próximos como esposas ou filhos tem direito a pensão durante toda vida. O principal benefício, é receber mensalmente o salário estipulado e ainda ter direitos como 13° e outras vantagens. No caso de quem trabalha por conta própria, é apropriado procurar uma agência da Previdência Social.

Você poderá contribuir normalmente com um valor x mensalmente e ter sua aposentadoria garantida ao fim da vida. Todos aqueles que trabalham na área rural, como empregados domésticos, em trabalho avulso ou contribuem individualmente terão os mesmos direitos que um trabalhador que possui registro em carteira.

Não assalariados

Estudantes ou donas-de-casa, também tem direito a contribuição mensal para o caso de eventuais problemas no decorrer da vida, bem como no final dela. Todas as pessoas estão aptas a contribuir, tendo renda ou não, todos aqueles que possuem idade superior a 16 anos estão aptos a colaborar para garantir sua aposentadoria.

Segurados especiais

Aquele que se filia a previdência é chamado segurado. Existem também os casos de segurados especiais, não necessariamente está preciso o assalariamento mensal. Esses trabalhadores geralmente são índios, pescadores artesanais e famílias que estão em trabalho rural. Para se informar sobre seu caso, procure uma agência da Previdência ou visite o site, clicando aqui!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?