DicasFree.com » História » Quem inventou a arma de fogo

Quem inventou a arma de fogo

As primeiras armas de fogo surgiram na China no século IX mas os primeiros mosquetes só surgiram no século XVI na Europa. Clique e saiba mais sobre a história da arma de fogo.

     
Arma de bambu

Primeira Arma de fogo feita de bambu na China.

O desenvolvimento das armas na história da humanidade aconteceu gradualmente e de formas diferenciadas em cada cultura. Isso porque cada cultura enxergava e entendia a mecânica e funcionamento do mundo da sua forma e isso implicava na personalidade, sistemas políticos, religiosos, arquitetura, cozinha, valores morais, invenções e estilos de vida.

Desde a pré história, armas eram feitas a partir de pontas entalhadas em pedras, geralmente utilizadas para caça e corte de carne. Mas as mesas armas também eram usadas em combates entre homens.

Com o fortalecimento dos primeiros impérios na antiguidade, as armas ganharam novos contornos e mais eficiência. Era comum que vários reinos utilizassem recursos da metalurgia para confecção de armas melhores. O arco e flecha e a utilização de animais em guerra foi com o tempo incorporada, da mesma forma as armaduras que evoluíram de acordo com as necessidades de guerra.

As primeiras armas de fogo surgiram na China, provavelmente no século IX com o invento da pólvora por esse povo. Muito utilizada em fogos de artifícios, a

Canhão otomano

Canhão otomano que destruiu as muralhas de Constantinopla.

pólvora também achou emprego em simples armas de bambu que lançava pedras com a explosão da pólvora. Essa tecnologia foi utilizada em proporções maiores no império otomano do século XIV. Os turcos otomanos desenvolveram sistemas que lançavam pesadas bolas de metal com muita força para destruir muralhas com a força da explosão da pólvora . Eram os primeiros canhões.

O emprego da pólvora nos canhões deu tão certo que chegava a ser mais eficiente que as grandiosas catapultas e trabucos. Para destruir “as muralhas mais densas e impenetráveis do mundo” que rodeavam a importante cidade de Constantinopla, os turcos otomanos fizeram o maior canhão do mundo. A arma era instável e muito perigosa tanto para quem atirava, como para que era atingido. Esse grande canhão derrubou as muralhas de Constantinopla em 1453 e resultou na queda do império romano do ocidente.

A influência e mecânica dos canhões torna-se muito grande pois mudavam radicalmente as táticas de batalha e davam muita potência aos exércitos. Em meados do século XVI, o primeiro mosquete amplamente usado em guerras é inventado na Europa. Mesmo com pontaria imprecisa, fazia toda a diferença em qualquer batalha.

A partir daí as armas de fogo individuais foram se desenvolvendo mais. Com a revolução industrial, a produção de armas ficou mais acelerada e o método científico para projeta-las mais apurado. A industria bélica conseguiu armar até os dentes vários países europeus que no século XX enfrentariam-se em duas grandes guerras.

Texto do mesmo assunto:

  • Use nossa busca. É simples! Quem sabe temos o que você procura?

Quer comentar ?