DicasFree.com » História » Quem governava o Brasil antes da república

Quem governava o Brasil antes da república

A proclamação da república no país foi resultado de um processo de descontentamentos gerais com a monarquia. Clique e saiba um pouco mais sobre esse evento.

     
Proclamação da República.

Proclamação da República.

A proclamação da república no Brasil, assim como a independência foi um processo complexo, dotado de manifestações políticas e sociais que culminaram nesse acontecimento histórico do país. A instauração da república no país deu-se por diversos motivos e descontentamentos gerais em diversos níveis e camadas sociais.

Primeiro, é importante saber que o Brasil foi o único país da América do Sul que no processo de independência continuou com o sistema político da monarquia. Os demais adotaram a república e essa decisão os tornou por muito tempo, mais capazes de avanços políticos, econômicos e estruturais em seus países. Um exemplo é a própria Argentina  e sua educação e organização social e o Paraguai com seu crescimento industrial.

Isso de fato, preocupava muitas elites do Brasil e em certa medida o próprio povo. O país carecia de investimentos mais direcionados e pensados, de uma maior liberdade econômica, de algum tipo de educação universal, estrutura nas cidades e províncias e muitas outras obras. Estar nas mãos do imperados não era mais vantagem para os brasileiros.

Após a abolição da escravatura em 1888, os fazendeiros passaram para o lado dos republicanos por terem perdido seus escravos e não receberem nenhum tipo de indenização por isso. Os progressistas não se mostravam contentes pelo fato da escravidão ter durado demais no país. Além disso, a política estava de fato um tanto estagnada.

Crescia nas elites e na população o desejo de maior liberdade e a convicção que não haveria mais monarquia após a morte de Dom Pedro II, o então atual imperador do Brasil. O resultante de todas essas indignações foi representado pelo golpe militar do Marechal Deodoro da Fonseca no dia 15 de Novembro de 1889, onde a força, instituiu a república no país.

Começava então uma nova fase para o Brasil. O país agora estava liberto de vez da herança monárquica portuguesa. Porém, os traços políticos e os donos do poder continuaram os mesmos e seus filhos e netos ainda governam o país ainda hoje. Vale parar para pensar em que tipo de políticos estamos deixando no poder e dando continuidade ao mesmo poder por séculos.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?