DicasFree.com » Estudos » Quem foi Platão resumo

Quem foi Platão resumo

Platão foi um dos filósofos mais conhecidos e mais influentes de toda a história da Grécia antiga. Se deseja saber mais sobre este amante do conhecimento, confira em neste artigo.

     

Platão

Platão foi um filósofo grego que nasceu em Atenas. Estima-se que entre o ano de 427 a.C e morreu por volta de 347 a.C. Dentre os pensadores gregos, está num importantíssimo lugar ao lado de outros grandes nomes da filosofia, como Aristóteles, Sócrates, Anaxímenes e Arquimedes.

Foi um importante pilar na construção da filosofia grega e influenciou diretamente a cultura ocidental. As ideias de Platão eram baseadas numa espécie de diferentes formas de visão, entre o que é visível e  sensível. Segundo ele, cada um possui uma espécie diferenciado de percepção em ao mundo.

▪ Visíveis – tudo que se pode tocar, seres vivos e matérias.

▪ Sensíveis – mundo de completas ideias, conhecimento e inteligência.

Platão foi um dos filósofos gregos mais conhecidos da história

O filósofo Platão influenciou e continua influenciar os amantes do “saber” até os dias de hoje.

Nasceu em um lar aristocrata e começou a desenvolver suas ideias logo após o período em que esteve com o pensador Sócrates, também muito conhecido em sua época. Ele se tornou, desde então, um verdadeiro discípulo do filósofo. Tão profundamente, que em 387 fundou sua primeira Academia de Pensantes.

A Academia nada mais era do que do que escola de filosofia, onde os pensadores tinham por direito estudar seus pensamentos e o mundo no qual viviam. A ideia de Platão sempre foi estabelecer por completo os pensamentos de seu mestre e estruturar os alunos da Academia em Sócrates.

Outras matérias além de filosofia também foram ensinadas, bem como ciências, matemática, retórica, além da filosofia. Muitas foram as obras que escreveu para orientar seus alunos e amigos no mundo da filosofia, dentre elas estão:

▪ Apologia de Sócrates

▪ O Banquete

▪ A República

Cada uma das obras, teve influência direta com a maneira como o povo lidava com o mundo naquele tempo. Platão foi responsável por levantar revolucionários e ainda formar pensadores. Ele, sobretudo, valorizava o poder da educação no meio em que vivia, todas as formas de alcançar conhecimento precisavam ser prioridades para ele.

Acreditava fielmente, que seus alunos só poderiam compreender a filosofia e o humanismo, se descobrissem através de superação os reais objetivos para o qual vieram á terra e lidar com isso de maneira verdadeira. Dentre os estudos que se desenvolvia, Platão formou filósofos, educadores musicais, astrônomos e militares.

Frases mais conhecidas do filósofo

▪ “A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter”.

▪ “Vencer a si próprio é a maior de todas as vitórias”.

 “O belo é o esplendor da verdade”.

▪ “O amor é uma perigosa doença mental”.

 “O que mais vale não é viver, mas viver bem”.

▪ “Praticar injustiças é pior que sofrê-las”.

▪ “Teme a velhice, pois ela nunca vem só”.

▪ “A harmonia se consegue através da virtude”.

Platão continua como um dos filósofos mais influentes da História. Ele ensinou milhares de pessoas, lutou pela verdade filosófica e dedicou sua vida ao que mais amava, o conhecimento. Por isso, mesmo depois de tantos mil anos, ele está presente em livros. Além de ser inspiração para os filósofos modernos.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?