DicasFree.com » História » Quem foi Nietzsche resumo

Quem foi Nietzsche resumo

Para conferir o resumo sobre a vida e carreira do grande filósofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche, confira aqui e aprenda mais sobre esse pensador que influenciou gerações.

     

Friedrich Wilhelm Nietzsche

Nietzsche teve várias funções em sua vida, ele foi o responsável por novos pensamentos e até alguns conceitos. Foi filósofo, escritor, poeta e músico. Dentre os pensadores do século XIX, é um dos mais influentes. Com uma trajetória de vida um tanto polêmica e inesquecível.

Nasceu na cidade de Rockeb, no dia 15 de outubro de 1844 e morreu aos 50 anos, no dia 25 de agosto de 1900. Em suas obras, declarou seus pensamentos mais obscuros, se tornando polêmico e irreverente. Em todas as escritas de Nietzsche, havia milhares de críticas contra a cultura alemã, religião e a filosofia vinda dos ocidentais.

Sua principal defesa foi contra a a cultura ocidental do século XIX. Dizia que a liberdade de expressão e de pensamento era um direito de todos os seres humanos e deixava claro o quanto era afinco em suas teses. De forma cultural e moral, para ele, o ser humano necessitava de seu próprio espaço.

Seus pensamentos influenciaram tanto o século que novos pensadores foram formados após  sua morte, fazendo com que hoje, a tão sonhada liberdade de expressão já tenha alcançado alguns países. Com obras polêmicas, ele ficou conhecido mundialmente.

Principais obras

Este foi um grande pensador, filósofo, escritor e músico do século XIX

Friedrich Wilhelm Nietzsche.
(Foto: Divulgação)

» O Nascimento da Tragédia no Espírito da Música 

» A Filosofia na Idade Trágica dos Gregos 

» Sobre a verdade e a mentira em sentido extramoral

» Considerações Intempestivas 

» Humano, Demasiado Humano

» Aurora, Reflexões sobre Preconceitos Morais 

» A Gaia Ciência 

» Assim Falou Zaratustra

» Além do Bem e do Mal

» Genealogia da Moral

» O Crepúsculo dos Ídolos, ou como Filosofar com o Martelo 

» O Anticristo – Praga contra o Cristianismo

» Ecce Homo, de como a gente se torna o que a gente é 

» Nietzsche contra Wagner 

É o autor de várias frases utilizadas até hoje. Os ensinamentos do grande pensante, ultrapassaram gerações. Nietzsche dedicou sua vida a aprender o que realmente era necessário, sério e relevante na vida. Os conceitos que antigamente eram considerados absolutos, não foram aceitos tão facilmente por ele.

Segundo uma metafísica cristã, todos os homens deviam seguir o mesmo princípio. Ele foi o primeiro a se rebelar contra a imposição feita pela igreja e expressar suas opiniões publicamente. A perda dos valores absolutos e religiosos começaram a ocorrer a partir dessa época.

Ele iniciou-se destruindo essas bases, quando então surgiu o pensamento de que Deus era um ser imaginário para garantir o apego a vida. Alguns dos seres humanos necessitavam dessa crença para prosseguir, segundo Nietzsche. Mas para o filósofo a única coisa que poderia existir era o bem e o mal, e este estava entre os homens, tendo eles o poder da decisão.

Foi um filósofo preocupado com a arte, cultura e um pouco a frente mudou seu rumo em direção a burocracia das artes naquela época. Depois de uma desilusão com a arte, o filósofo passa a atender seus pensamentos de maneira intensa e completamente explícita. Estima-se que essa foi uma das grandes causas de sua morte.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?