DicasFree.com » História » Quem foi Aristoteles

Quem foi Aristoteles

Aristóteles foi um grande filósofo da Grécia e tutor de Alexandre Magno. Desenvolveu uma série de pesquisas nos diversos campos do saber humano e adquiriu respeito e admiração pela comunidade científica. Saiba mais.

     

Estátua de Aristóteles.

Aristóteles foi um grande pensador atuante  na Grécia e nascido em Estagira, na Península Calcídica. Atualmente, é considerado junto a Sócrates e Platão como o pai da filosofia ocidental, contribuindo em várias áreas do saber como política, biologia, zoologia, retórica, lógica, música e outras.

Foi aluno na academia de Platão em Atenas, onde permaneceu até a morte desse. Com a expansão do império macedônico sobre a Grécia, Aristóteles é chamado por Felipe II para ser o tutor de Alexandre, que mais tarde viria ser o mais ilustre conquistador da antiguidade.

Quando Alexandre Magno assume o trono macedônico e inicia suas campanhas militares, Aristóteles retorna para Atenas onde funda sua escola de saberes, denominada Liceu.

Diferente dos ensinamentos de Platão, Aristóteles desenvolve uma noção de mundo diferente e de certa forma oposta a de seu mestre. Platão admitia a existência necessária de dois mundos. O primeiro seria o mundo físico concreto, compreendido através dos nossos sentidos e em constante mutação. O segundo seria o mundo metafísico das idéias, impossível de ser compreendido pelos sentidos e somente acessível pelo intelecto e pensar humano.

Aristóteles admitia a existência apenas do mundo físico concreto perfeitamente perceptível aos sentidos humanos. Tudo o que teoricamente está além dos sentidos humanos não existe para nós.

Aristóteles também definiu a alma humana como psique, essência de corpo provido de vida e potencialidade. Homens e animais possuem alma pois podem reagir, se desenvolver e sentir. Mas só os homens possuem intelecto que nos torna capazes de pensar e produzir conhecimento. A lógica, como a ponte inicial para o pensamento científico, seria uma espécie de ferramenta para o produção do conhecimento.

Texto do mesmo assunto:

  • Use nossa busca. É simples! Quem sabe temos o que você procura?

Quer comentar ?