DicasFree.com » Religioso » Quem escreveu a bíblia

Quem escreveu a bíblia

A bíblia é uma compilação de textos antigos com diversas autorias, muitas ainda desconhecidas. Clique a saiba mais sobre as autorias bíblicas.

     

A bíblia foi escrita por dezenas de autores diferentes.

A Bíblia Sagrada é o livro mais importante das tradições cristãs e de fundamental importância para entender todo o universo ocidental a partir da idade média até os tempos atuais. O cristianismo teve no ocidente expressão de tao importância que as escolhas e decisões dos homens daqueles tempos eram tomadas sempre com alguma preocupação ou referência divina.

A maioria das decisões, sejam elas essencialmente políticas ou campanhas militares, eram justificadas por conceitos bíblicos ou dogmatismo católico. A religiosidade não era uma simples opção, mas sim uma forma de viver e de experienciar o mundo. A preocupação com a salvação da alma era algo de importância real até mesmo para os grandes líderes.

A autoria desse importantíssimo livro não pode ser descrita ou mimetizada em uma só pessoa. Isso porque a bíblia é uma compilação de dezenas de textos, cada um de épocas, contextos históricos e lugares diferentes. Os textos canônicos foram escolhidos e organizados pela igreja católica durante a idade média em corpo que teoricamente fizesse sentido pelo esforço escolástico.

Os diversos textos também foram escritos em idiomas diferentes. Isso, somado a diferença temporal ente um e outro, explica as imensas diferenças de estilo gramático e narrativo nos textos bíblicos. As autorias foram diferentes em quase todos os casos. Até mesmo em livros como os livro de João, que teoricamente deveriam ter sido escritos pela mesma pessoa, apresentam diferenças na escrita, idioma, estilo de texto, narrativa e datação dos escritos originais. Isso significa que os livros de João tenham sido escritos por pelo menos duas pessoas diferentes.

Mesmo com todas essas questões, existe uma espécie de senso sobre as autorias bíblicas que prevalece no meio cristão:

O Pentateuco, ou, Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio teriam sido escritos por Moisés.

Josué, Isaías, Lamentações de Jeremias, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias, Mateus, Marcos, Lucas, João, Tiago, Judas, 1 João, 2 João, 3 João, 1 Pedro e 2 Pedro teriam sido escritos pelos profetas cujos nomes intitulam os livros.

Juízes, Rute, 1 Samuel e 2 Samuel teriam sido escritos por Samuel, Natã e Gade.

1 Reis e 2 Reis teriam sido escritos por Jeremias.

1 Crônicas, 2 Crônicas, Esdras e Neemias teriam sido escritos por Esdras.

O livro de Ester teria sido escrito por Mardoqueu.

Jó teria sido escrito por Moisés.

Salmos teria sido escrito por diversos autores desconhecidos. A maioria dos salmos teria sido escrito por Davi.

Atos teria sido escrito por Lucas.

Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses, 1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito e Filemom teriam sido escritos por Paulo.

Hebreus não se tem certeza. Muitos atribuem sua autoria a Paulo, Apolo, Lucas e Barnabás.

Apocalipse teria sido escrito por João.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?