DicasFree.com » Menstruação » Quantos dias após a menstruação começa o período fértil

Quantos dias após a menstruação começa o período fértil

Entenda como funciona o ciclo menstrual e qual a data provável para o dia fértil de cada mês.

     

Toda mulher apresenta o fluxo menstrual quando seu organismo já maduro, começa a entrar na fase reprodutiva. Esse evento natural, considerado por muitas como um incomodo que ocorre uma vez ao mês, na verdade representa a fertilidade feminina, sendo este o principal indicador da funcionalidade do seu sistema reprodutor. Portanto, a menstruação faz parte do ciclo menstrual, que sucede em duas diferentes fases.

Na primeira fase, definida como o período entre a menstruação e a ovulação, o período pode ser alterado de acordo com tempo que o óvulo leva para amadurecer, cerca de 14 dias. Já na segunda fase, ocorre a ovulação que se estende até a próxima menstruação, não tendo alteração evidente, portanto pode durar 14 dias. O período fértil consiste no período de ovulação, momento em que um dos ovários libera um óvulo para que o mesmo seja fecundado pelo espermatozoide.

periodo fertil

Mulheres que fazem uso de anticoncepcional regularmente não apresentam ovulação, e por isso não possuem o período fértil.

Esse período acontece aproximadamente nos 14 dias que antecedem a menstruação. Mas somente pode ser identificado com precisão por aquelas mulheres que possuem um ciclo menstrual regular, as quais podem calcular a melhor data para tentar ou evitar uma gravidez. O dia exato que se inicia o período fértil, é contado a partir do 11º dia após o primeiro dia de menstruação, sendo mais evidente no 14º dia, mas o período fértil pode durar 06 dias.

Se uma mulher teve seu primeiro dia de fluxo menstrual no dia 15, seu período fértil iniciará no dia 25, durando até o dia 31, se o mês conter, ou o dia 1º do próximo mês. O dia 28 em tão será o dia mais fértil, pois é a data central do período, ou seja, o 14º dia. Nesse período, o óvulo é liberado pelo ovário e segue em direção as trompas, no trajeto que o direciona até o útero, o mesmo pode ser fecundado se tiver acontecido a relação íntima sem proteção.

Ao ser fecundado, o óvulo já fixado no útero começa a se desenvolver, por consequência acaba gerando algumas alterações em todo o organismo feminino, que aos poucos apresenta diferentes sintomas, como sensações de inchaço, náuseas, enjoos e etc. Outra mudança evidente é a ausência da menstruação, mas a se mesma vier normalmente, é sinal de que o processo foi frustrado, ou seja, o óvulo não foi fecundado e portanto o organismo o elimina através do fluxo de sangue.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?