DicasFree.com » Variados » Quantos banhos devemos tomar por dia

Quantos banhos devemos tomar por dia

Dermatologistas recomendam que um banho completo por dia é mais saudável ao ser humano. Saiba mais sobre o banho.

     
Banho

O Banho faz parte da tradição brasileira.

O costume brasileiro de tomar banho todos os dias é essencialmente indígena. As centenas de etnias indígenas em território brasileiro tinham costumes de banhos regulares e cuidados com o corpo. Eram povos muito limpos, que se preocupavam com a aparência e higiene pessoal mais do que qualquer outro povo conhecido. Relatos históricos dizem que algumas mulheres indígenas chegavam a tomar cerca de 11 banhos por dia.

O choque cultural tanto para os indígenas como para os europeus foi imenso. Os europeus vinham de um tradição católica que era contra o banho. O homem            não poderia ver sua própria nudez por completo e não poderia ver a nudez de outro homem. O mesmo valia para as mulheres. Haviam pessoas que tomavam apenas 3 banhos em toda a sua vida.

Essas pessoas já não cheiravam bem no dia a dia e suas condições higiênicas contribuíam para a curta expectativa de vida. Os portugueses e espanhóis que vieram para América não eram diferentes. Poderiam até ser piores em relação ao cheiro e condições de limpeza. Afinal, eles estavam a meses trancados em barco pequeno, comendo alimentos estragados e sem nenhuma condição higiênica.

Tanto que manuscritos indígenas de uma dos primeiros povos que tiveram contato com os espanhóis dizem que assim que esse os viram, correram e entregaram-nos presentes para que eles fossem logo embora, tamanho era o cheiro pútrido que contaminava a praia. Fato é que os portugueses foram aos poucos deixando-se levar pelos costumes higiênicos indígenas.

Hoje, o povo brasileiro é um dos que mais tomam banhos por dia. Muitos países europeus ainda carregam o costume de não tomar banho em tempos frios ou de tomar apenas um banho por dia ou um a cada dois dias. Eles tiveram outros percursos históricos para restaurar a higiene que já existia no mundo antigo.

De acordo com dermatologistas, o recomendado é tomar um banho completo por dia, de preferência com sabonete líquido e sem utilizar nenhum tipo de bucha. Banhos demais – inclusive com bucha – ressecam a pele e retiram a flora bacteriana benéfica do exterior do corpo. O banho não deve durar mais de 7 min e as toalhas devem ser trocadas a cada dois dias para evitar a proliferação de fungos.

Mesmo que eles estejam assegurados de seus métodos científicos, um banho por dia está longe da realidade do povo brasileiro, que toma de dois a três banhos diários. Um país essencialmente tropical não abandonaria o tradicionalismo higiênico herdado nos mais de 500 anos de convívio com povos nativos. E você, conseguiria tomar apenas um banho por dia?

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?