DicasFree.com » Futebol » Quantas libertadores tem o Vasco

Quantas libertadores tem o Vasco

O Vasco da Gama e um time de imenso caráter histórico e social do Brasil. Confira um pouco sobre a história e data do título da libertadores da América.

     
Cruz de Malta.

Cruz de Malta.

O Clube de Regatas do Vasco da Gama foi como a maioria dos times do Rio de Janeiro em um primeiro momento um clube de competições de remo. Desde 1898, o clube que adotara o nome do importante navegador Vasco da Gama, comparecia nas competições com o uniforme anegrado, a faixa branca horizontal e a cruz de malta no peito.

Mesmo ainda em remo, o Vasco foi o pioneiro em relações afro brasileiras. Numa época onde o esporte – principalmente elitista – era altamente preconceituoso com membros negros, o Vasco da Gama em 1904 elege seu primeiro presidente negro que foi reeleito em outro mandato. Foi durante a gestão de Candinho que o clube conseguiu seu primeiro  título no campeonato de remo.

Depois da fundação do time de futebol, o Vasco ainda mantinha o caráter de igualdade e valorização dos jogadores negros e mulatos. Sua vitórias e os melhores times eram compostos em sua maioria por descendentes de africanos ou por mulatos que reformularam a elite do futebol carioca, até então formada apenas por brancos.

Acompanhado de vitórias e um crescente prestígio, o Vasco da Gama por meio de uma mobilização de arrecadação de fundos, consegue erguer o seu estádio São Januário que na época seria o maior estádio da América do Sul. A partir daí, o time tinha uma casa para receber os adversários em grande estilo e grandiosidade que o cercava.

De lá pra cá, o Vasco da Gama passou por inúmeras alterações, vitórias e derrotas. O time chegou a ser base da seleção brasileira e por muitos anos emprestou jogadores para a mesma. Venceu grandes torneios internacionais e um sul americano. Em 1997, o clube de regatas conquista o tri campeonato brasileiro e um ano depois, em 1998, o Vasco da Gama conquista sua taça Libertadores da América, uma das mais importantes para os times do continente americano.

Sem dúvida, o Vasco da Gama é um dos times mais importantes em caráter histórico social e em quebra de paradigmas tanto em ordem essencialmente social como no futebol e esporte brasileiro. Isso faz-se como grande orgulho para os torcedores desse grande time carioca.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?