DicasFree.com » Biologia » Quando é restaurado o número diploide de cromossomos

Quando é restaurado o número diploide de cromossomos

A numeração diploide de cromossomos pode ser restaurada em um processo específico. Aprenda mais sobre o assunto aqui no Dicas Free!

     

Os cromossomos são estruturas formadas por emaranhados de fitas de DNA, geralmente visíveis em sua forma mais densa em alguns estágios da divisão celular. A quantidade de cromossomos pode variar de espécie para espécie, não possuindo ligação nenhuma com disposições intelectuais.

Nos seres humanos, o número diploide dos cromossomos é de 46 e é presente na maioria das células do organismo humano. Essa disposição garante que cada cromossomo tenha seu par homólogo, ou seja, 23 cromossomos, 23 pares. Apenas em células haploides o número cromossômico é reduzido pela metade, ou seja, 23.

Células haploides – como restauram o número diploide?

Os cromossomos são densos emaranhados de DNA (Foto: Reprodução)

Na verdade, as células haploides, por se tratarem de células sexuais, não restauram seu número diploide e sim somam-se a mais 23 cromossomos externos para formar os pares homólogos e tornarem-se uma célula diploide. Para saber mais sobre os cromossomos e suas estruturas, você pode acessar outro artigo aqui no Dicas Free clicando aqui.

Para ilustrar melhor essa situação, utilizaremos as células haploides masculinas e femininas, no caso, as masculinas sendo os espermatozoides e as femininas sendo os óvulos. Ambas possuem apenas 23 cromossomos sem pares homólogos e são consideradas células sexuais, portanto, a procura de mais material genético para se desenvolverem.

Para adquirir esse material genético em falta, essas células precisam se encontrar. Nesse caso, o encontro se dá através das relações sexuais entre homem e mulher. Quando o espermatozoide encontra o óvulo, o número dos cromossomos sobe para 46, e depois da união em pares homólogos, ocorre a formação do zigoto, agora célula completa e diploide.

 

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?