DicasFree.com » Estudos » Qual os pontos extremos do Brasil

Qual os pontos extremos do Brasil

Para saber mais informações sobre os pontos extremos do Brasil, acompanhe este artigo e tire suas dúvidas!

     

O que são?

Pontos extremos são todos os lados e áreas de um país que demarcam suas “pontas”. Os pontos extremos de qualquer país ou lugar são denominados por Norte, Sul, Leste e Oeste.

São a partir destes que se torna possível  identificar e até mesmo saber exatamente como se localizar. As bússolas são totalmente indicativas graças a esses pontos.

Pontos extremos do Brasil

Para distribuir igualmente os pontos, vamos categorizar cada um por região. O território geográfico brasileiro é muito amplo e podem ser encontrados vários pequenos pontos que determinam sua totalidade territorial. Cada ponto extremo tem o objetivo de localizar e situar corretamente pessoas, por isso são grifados nos mapas.

  • Norte -  No ponto Norte do Brasil está o Rio Ailã, mais precisamente, poderemos ver sua nascente. Esse mesmo Rio está localizado no estado de Roraima, com latitude entre 5° 16′, na fronteira com Guiana.

Rio Ailã

  • Sul - Ao Sul, exatamente no estado do Rio Grande do Sul, poderemos observar o ponto extremo Arroio Chuí, com latitude entre 33º 45′, faz fronteira com o país do Uruguai (cidade de Uruguaiana).

Arroio Chuí

  • Leste - Já para o leste, a altitude está entre 34º 47′. Todos já ouvimos falar da Ponta de Seixas, na cidade de João Pessoa. Exatamente ali está localizado o ponto extremo leste. Algumas partes do arquipélago de Fernando de Noronha, também fazem parte do ponto.

Ponta do Seixas

  • Oeste - Mais precisamente no estado do Acre, o ponto oeste tem um longitude entre 73º 59′. Faz fronteira unicamente com o Peru, está localizado exatamente na nascente do Rio Moa – Serra Contamona.

rio moa

As distâncias entre um ponto e outro são longas. Para se ir desde o extremo Sul ao extremo Norte, precisará fazer um trajeto de 4.394km. Para o sentido horizontal, essa distância está calculada 4.319 km, entre ponto Leste e Oeste. Podem ser consideradas distâncias quase equivalentes.

Dentre todos os países existentes na América do Sul, o Brasil está classificado como o maior. Sua área total está calculada há 8.547.403,5km, Também ocupa o 5° lugar do mundo, no ranking de maior área territorial existente. Perdendo apenas para a Rússia, Canadá, China e o Estados Unidos.

20% de todo continente americano, é brasileiro. É atravessado por duas linhas, a Linha do Equador, norte e pelo Trópico de Capricórnio, ao sul. Parte do país pode ser considerado tropical, o tornando completamente praiano e ideal para o aproveitamento das praias e do calor.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?