DicasFree.com » História » Qual foi o preço pago pela independencia do Brasil

Qual foi o preço pago pela independencia do Brasil

A independência do Brasil foi um longo processo de lutas e articulações políticas entre os reinos de Brasil e Portugal. Clique e entenda o que foi pago para o reconhecimento da independência brasileira.

     

Monumento a Independência do Brasil em São Paulo.

O Brasil foi colônia do império português por séculos e sua grandiosidade territória deu a Portugal um dos maiores impérios que o mundo já viu. Sem dúvida, o mundo vira o maior império territorial que já existiu quando acontecera a união ibérica entre Espanha e Portugal, unificando assim todas as posses e colônias desses dois impérios que juntas formavam um terço do mundo.

O Brasil era a maior colônia de Portugal e a que lhe dava mais lucros em exploração e cultivos voltados para exportação, seguida logo depois das colônias africanas onde ocorria o tráfico negreiro de humanos para o trabalho escravocrata. Dessa forma, a colônia americana de Portugal tinha sua importância inegável no império.

Com a chegada da coroa portuguesa ao Brasil em 1808, a colônia ganhou inúmeras melhorias em infraestrutura e nas aéreas econômicas. Essas melhorias aliadas a abertura dos portos impulsionaram a economia do império para outros patamares. Além disso, o Brasil foi declarado sede do império de Portugal, Brasil e Algarves e a cidade do Rio de Janeiro, sua capital.

Todas essa liberdade e prosperidade econômica reinou no Brasil até que em 1821, o rei de Portugal retorna ao país de origem e deixa seu filho, Dom Pedro I como regente do Brasil. Nesse mesmo ano, declarações vindas de Portugal chegam ao Brasil exigindo total obediência a Portugal e o retorno a condição de colônia.

As elites do país não ficaram satisfeitas com as exigências de Portugal e muita pressão política recaía sobre os ombros de Dom Pedro. Em defesa desses interesses, Dom Pedro declara independência do Brasil ao receber uma carta que exigia novamente obediência e o seu retorno a Portugal. Esse foi o início de inúmeros combates e guerras pela separação do país.

Após unificar todas as províncias brasileiras e expulsar os portugueses do país, o Brasil  torna-se independente de Portugal. Mas os vínculos econômicos entre os países europeus não poderiam ser quebrados em um possível comércio com o Brasil sem que este fosse aceito como nação independente. Os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil.

Para conseguir que Portugal, Inglaterra e as demais nações europeias reconhecessem a independência do país, o Brasil teve de iniciar dezenas de negociações entre os três reinos. Só em 1825, mediante a negociação com Portugal, o Brasil conseguia o reconhecimento como nação independente por meio de uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas ao reino de Portugal.

Esse foi o preço pelo qual o país pagou para ter sua independência perante as demais nações europeias. A independência do país já havia sido conquistada com várias batalhas e transições políticas anteriormente, algo que não deve ser confundido com a expressão “compra da independência”. No ano seguinte, o Brasil já estava aceito como nação independente e foi reconhecido pouco a pouco perante as demais nações europeias.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?