DicasFree.com » Estudos » Qual é o planeta mais próximo do Sol

Qual é o planeta mais próximo do Sol

Veja o Planeta mais perto do Sol e tire sus dúvidas sobre o Sistema Solar. Conheça qual dos 8 planetas existentes no Sistema Solar está mais próximo do Sol.

     

O Sistema Solar é composto pelo Sol e também se integram um conjunto de corpos celestes que ficam alocados no mesmo campo gravitacional, denominados como planetas, planetas anões, asteroides, cometas e os meteoroides. Apesar de existirem inúmeras teorias que tentam explicar como o Sistema Solar foi criado, tendo maior veracidade a Teoria Nebular que retrata a formação do sistema através de uma enorme nuvem formada por poeira cósmica e gases que aos poucos se contraiu chegando a acumular energia e matéria originando o Sol.

planeta mercurio

Mercúrio é o segundo planeta mais quente do Sistema Solar.

Os Planetas

Cada um dos planetas do sistema solar são estudados a milhares de anos, e cada nova descoberta é significativa para a própria existência do planeta Terra. Ao todo são oito planetas clássicos – Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Ambos realizam sua órbita em torno do sol de forma elíptica, seguindo cada qual as suas próprias características, tais como tamanho, massa, gravidade e etc. Por causa da distância que possuem do Sol, são classificados por composição sólida os que estão mais próximos e composição gasosa os que estão menos próximos do Sol.

A observação do céu utilizando instrumentos ópticos com alta tecnologia, podem ser verificados inúmeros detalhes dos planetas e seus satélites. Cada planeta possui uma distância estabelecida a cerca do Sol, e o que está mais próximo é o Planeta Mercúrio, que também é o menor dentro só outros 7 planetas. Possui aspecto rochoso e quase não possui atmosfera, uma vez que sua temperatura seja intensamente variável, cerca de 400ºC positivos no lado voltado para o Sol, e 180ºC negativos, no lado contrário.

Apesar de ser um planeta com movimento de translação de maior velocidade, resultando em 88 dias apenas, não possui satélite nem emite luz própria, acaba refletindo a luz do só, o que lhe garante o título de um dos planetas mais brilhantes do céu. A proximidade do planeta ao Sol, garante uma visão maior muito complexa, apesar de também estar próximo da Terra e poder ser visto a olho nu, isso só ocorre durante o pôr ou o nascer do Sol, momento em que ele não está ofuscado pelo mesmo.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?