DicasFree.com » Saúde » Qual dieta apos cirurgia de vesícula

Qual dieta apos cirurgia de vesícula

Devido a sua importância no corpo humano, a recuperação depois da remoção da vesícula biliar deve ser regrada a alimentos mais leves. Saiba o que pode e o que não se pode comer nesse período.

     

A vesícula biliar é um pequeno órgão que se localiza próximo ao fígado e tem a função de produzir a bílis, elemento necessário para proporcionar a absorção de gordura e lipídios para o corpo. Apesar de ter esse papel de essencial importância no corpo humano, muitas vezes a vesícula sofre inflamações por diversos motivos e uma intervenção cirúrgica para retira-la pode ser considerada.

Após ser retirada, o corpo precisa se acostumar e se reestruturar a uma nova ordem que se estabelecerá sem a vesícula. No entanto, esse processo pode ser demorado e o paciente deve ter em mente que não pode consumir uma gama de alimentos que retardam ou compliquem esse importante processo de readaptação.

Após a cirurgia para remoção da vesícula biliar, o medico responsável fará um diagnóstico da situação do paciente e por meio deste, dirá qual o tempo necessário para reabilitação. Esse tempo pode variar de pessoa pra pessoa e deve ser obedecido pelo paciente. Durante esse tempo, a alimentação deve ser bastante regrada e cautelosa.

Frutas são essenciais na recuperação.

Frutas são essenciais na recuperação.

O paciente deve evitar ao máximo comer alimentos gordurosos, picantes e muito pesados. Frituras, leite e seus derivados, carne de boi, carne de porco, repolho, óleos, manteiga, sorvete, trigo, cafeína, álcool entre outros alimentos gordurosos não podem ser ingeridos durante o tempo receitado pelo médico. A nova dieta do paciente terá de ser modificada para alimentos mais leves.

Frutas, cereais e vegetais são muito indicados para a recuperação. Consumi-los entre pequenos espaços de tempo durante o decorrer do dia ajuda no metabolismo e evita a fome de alimentos mais pesados. Além disso, esses alimentos evitam a utilização excessiva da bílis e isso é essencial nesse processo. Maçã, uva, melancia, pêssego, tomate, beterraba, brócolis, feijão  verde, cenoura, abacate e sucos de frutas são alimentos que podem ser consumidos nesse momento.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?