DicasFree.com » Deus » Qual a verdadeira igreja de Jesus Cristo

Qual a verdadeira igreja de Jesus Cristo

Nos evangelhos bíblicos, Jesus Cristo havia deixado a santa igreja para que todos pudessem chegar até Deus através dele. Mas qual é a verdadeira igreja de Cristo? Confira agora no Dicas Free!

     

Atualmente, existem centenas de denominações religiosas que derivaram do Cristianismo e se dizem se a igreja do Senhor. Em meio a tanta confusão doutrinária e ideal, as pessoas podem ficar confusas quanto a legitimidade dessas instituições religiosas e suas diferenças relevantes umas das outras.

Qualquer pessoa que leu ao menos alguns trechos do Novo Testamento pode ressaltar que Jesus Cristo foi quem criou e encabeçou a verdadeira igreja, proveniente da inspiração divina e perfeita do Pai e dele mesmo como filho de Deus. Tendo em vista essa informação, é passível de se dizer qual é a verdadeira igreja de Cristo atualmente?

Grandiosidade do templo católico ao estilo barroco, em Salvados - BA.

Grandiosidade do templo católico ao estilo barroco, em Salvador – BA.

A Verdadeira Igreja de Cristo

Muitos a chamam de igreja primitiva devido a sua idade e também ao seu início como divulgadora do cristianismo. Porém, tendo isso em vista, qual igreja seria  a primitiva? Qual denominação pode ter herdado suas características e seus preceitos originais?

A santa igreja que Jesus Cristo fundou se iniciou na mesa com os seus discípulos. Em suma, aqueles seguidores do grande profeta deveriam anunciar as Boas Novas para toda a criatura da Terra e assim espalhar a verdadeira mensagem cristã. Essa pode ser (e por muitos ela é) considerada a verdadeira igreja primitiva e a igreja de Cristo.

Os discípulos morreram, mas seus ensinamentos passaram pelas gerações e conseguiram diversos seguidores principalmente nas províncias romanas situadas na Europa. O Judaísmo não admitiu Jesus Cristo como filho de Deus e logo essa ideia teve de se dispersar a outros lugares.

O império romano possuía bases extremamente escravocratas, sendo que a grande maioria de seus habitantes eram escravos e pobres. Num ambiente onde tudo o que resta é servir a alguém dito superior e temer o poder do Estado, a palavra de esperança e vida abundante e justa após a morte dez total sentido aos romanos.

As primeiras igrejas cristãs foram improvisadas em casas e lugares escondidos das forças militares e autoridades romanas. O fervor religioso da massa cristã em Roma e em grande parte das províncias do império por volta de 251 D.C. acabou por vencer religiosamente o império romano, quando Constantino se converte ao Cristianismo.

Desde então, a Igreja Cristã se articula religiosamente e politicamente numa instituição estável e poderosa dentro de Roma. Essa instituição foi e ainda é a Igreja Católica Apostólica Romana, que hoje tem seus mais de 2 mil anos de existência e experiência cristã.

É inegável afirmar que de fato, a igreja católica seja a mais antiga instituição religiosa ordenada nas bases cristãs. Ela é o resultado direto das ações dos discípulos desde a época de Jesus, porém com várias mudanças conceituais e doutrinárias, visto que foi criada em um lugar diferente, para povos diferentes e em situações complexas.

Exatamente por toda essa diferença que com o tempo só se alargou em vários países e situações político, econômicas e culturais na Europa que a igreja católica se fragmentou em várias outras doutrinas religiosas. As igrejas protestantes, apesar de não serem diretas a igreja primitiva, vieram da igreja mãe católica e se basearam na bíblia para reformular seus conceitos e ideias cristãs.

Levando tudo isso em consideração, não é errado afirmar que todas as igrejas cristãs são verdadeiras. Todas são a continuidade das ações do profeta no mundo e por isso, trazem a mensagem e o evangelho santo para a humanidade, mesmo com todas as diferenças culturais e doutrinárias.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?