DicasFree.com » História » Qual a formação da Tríplice Aliança

Qual a formação da Tríplice Aliança

A Tríplice Aliança foi um acordo político importantíssimo acontecido no século XX, e que se perpetuou e impulsionou a Primeira Guerra Mundial mais tarde. Entenda o que foi a Tríplice Aliança.

     

Desde o início da descoberta dos continentes americanos pelos europeus, a partilha das terras para sustentar os sistemas imperialistas da Europa foi um tanto conturbada. A França e a Holanda tentaram estabelecer colônias na América em territórios portugueses e espanhóis, como também território africanos e asiáticos.

A Itália colaborou com os portugueses, porém não conseguiu efetivar nenhuma colônia no Novo Mundo. O duro embate Alemão para ter colônias na África e na Ásia não fora bem sucedido e todas essas atividades deixaram graves feridas na Europa, principalmente nesses países. Além disso, a guerra franco prussiana havia sido terminada e a França como derrotada, além de abrir mão da região Alsácia Lorena, teve de pagar indenizações para o império Alemão.

A Tríplice Aliança

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança

Nesse clima de abalos econômicos, gastos com conflitos armados e revanchismo francês, o Ocidente europeu estava notavelmente tenso em todos os sentidos. O receio alemão de que alguma invasão francesa ou aliada a esse país acontecesse em seus territórios era comum e isso fez com que o império se lançasse a diplomacia.

Juntamente ao Império Austro Húngaro e ao Império da Itália, a Alemanha conseguiu estabelecer tratados políticos que tinha como objetivo barrar e excluir a França do restante do Ocidente europeu. Além disso, o tratado garantia a segurança de todos os países em uma aliança que combateria qualquer ameaça de fora que declarasse guerra a um deles, excluindo o Reino Unido.

O tratado

Esse tratado teve o nome de Tríplice Aliança, conhecido também como Triplice Alleanza na Itália e Dreibund na Alemanha e Áustria. A aliança durou também em grande parte da Primeira Guerra Mundial contra a Tríplice Entente, formada pela França, Rússia e Reino Unido.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?