DicasFree.com » Escolar » Qual a forma da Terra e como podemos provar isso

Qual a forma da Terra e como podemos provar isso

Apesar de aprendermos na escola que o planeta terra seja redondo, estudos recentes confirmam que essa informação não seja autentica. Saiba qual o formato original da Terra.

     

Na antiguidade, entender o planeta como um todo era uma tarefa complicada. Isso porque não era possível observar a Terra de um ponto de vista favorável a um estudo mais fiel e prático, como hoje nos é possível. Mesmo com os satélites, a visão que se tem do planeta é um tanto ilusória, fato que veremos no decorrer do texto.

Planeta Terra

Planeta Terra

Crenças da forma terrestre

Fato é que cada cultura concebia essa relação geométrica do planeta de forma diferente, de acordo com seus pontos de vista, valores, religiões e modos de pensar. Talvez a mais conhecida seja a forma de pensar o planeta como um plano limitado, fato pelo qual fez pensar os marinheiros por muito tempo que o mar teria um fim em uma queda nos limites do plano terrestre.

Apesar de pensarmos que a atribuição esférica ao planeta tenha se dado por volta de 1400, dando início as grandes navegações portuguesas e espanholas, outras civilizações muito anteriores na antiguidade já reconheciam a terra e os outros astros como esferas. Podemos citar os sumérios, maias, incas, astecas e grande parte das culturas asiáticas.

Afinal, que forma tem nosso planeta?

Por muito tempo aceitamos a frase que dizia “o mundo é redondo ou esférico”. Porém, recentemente tem-se notícia de que nosso planeta não seja exatamente esférico como pensamos ou como vemos nos globos terrestres da escola.

Formato geoide

Formato geoide

Porém não se preocupe. Trata-se sim de uma forma tridimensional, na qual podemos “dar a volta“, caso contrário nem as navegações portuguesas, nem os vôos modernos seriam possíveis do jeito que são empregados hoje.

O planeta não possui um formato definido. A esse tipo de coisa, damos o nome de geoide. Em todo caso, o planeta mais se parece com uma batata ou um asteroide do que qualquer outra esfera em potencial.

Como comprovar essa informação?

Pode parecer chocante pensar que aquelas imagens tiradas pelos satélites que apresentam a terra totalmente esférica e linda sejam falsas. Mas elas não são. O que ocorre na verdade é uma espécie de ilusão de ótica na fotografia, fazendo parecer que o planeta é esférico.

A maior prova de que o planeta Terra seja geoide é o mais recente estudo da ESA -Agência Espacial Europeia – que teve como objetivo analisar os pontos de gravidade e o formato do planeta com uma satélite específico para esse fim.

Os resultados foram surpreendentes. O satélite conseguiu capturar muitas imagens que mostram o verdadeiro formato de nosso planeta, que nada se parece com o globo terrestre que temos em casa.

Outra prova é que o formato geoide do planeta explicaria as diferenças gravitacionais entre os lugares do mundo, informações que já são conhecidas atualmente. Isso porque se a Terra fosse perfeitamente esférica, essas diferenças simplesmente não existiriam.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?