DicasFree.com » Curiosidades » Qual a área do menor estado do Brasil

Qual a área do menor estado do Brasil

Apesar de seu gigantesco tamanho, o Brasil também possui Estados pequenos em sua totalidade. A título de curiosidade, saiba mais sobre a área do menos Estado do Brasil.

     

Podemos nos considerar cidadãos de sorte por viver em um país com uma diversidade cultural e étnica tão grande quanto nosso Brasil. Os diferentes povos que vieram ao país em sua história fizeram ajudaram a construir tanto estruturalmente como culturalmente todos os parâmetros do Brasil atual.

Aracaju - capital de Sergipe

Aracaju – capital de Sergipe

Apesar disso, temos sorte também morar em um país de dimensões continentais. O Brasil é o quinto maior país em extensão territorial do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos, da China, do Canadá e da Rússia. As diferentes regiões do país demonstram a distância e as diferenças em vários aspectos entre os Estados.

O menor Estado do Brasil

Nosso país, após a independência de Portugal, adotou o sistema republicano que divide o país em grandes Estados independentes, os quais chamamos de Estados Federais. Cada um desses Estados possui tamanho variado de acordo com suas disposições históricas e outros aspectos.

Sergipe - menor Estado do Brasil

Sergipe – menor Estado do Brasil

É como que o Estados Federais no Brasil sejam grandes, normalmente do tamanho de outros países pelo mundo afora e maiores que muitos deles. Apesar disso, existem Estados no país que acabaram tornando-se pequenos até mesmo para o Brasil e outros países menores. O menor Estado do Brasil é denominado Sergipe.

Sergipe

Sergipe fica localizado no Nordeste Brasileiro, considerado uma das regiões mais culturais e importantes do país. O Estado fica logo acima da Bahia e logo antes de Alagoas. A extensão territorial de Sergipe é de aproximadamente 21,910 quilômetros quadrados e apesar de ser pequeno, é ainda um pouco maior que Israel.

Capital de Sergipe

A maior e mais importante cidade do Estado de Sergipe é sua sua capital, Aracaju que inclui em sua região metropolitana os municípios de Barra do Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e a quarta cidade mais antiga do Brasil, São Cristóvão, antes capital desse mesmo Estado.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?