DicasFree.com » Biologia » Quais são os nervos faciais

Quais são os nervos faciais

O nervo facial tem uma série de serventias e atividades muito importantes para a comunicação e os sentidos humanos. Confira mais informações sobre esse importante nervo.

     

O ser humano possui diversos atributos de extrema importância em várias atividades de sua vida e de seu convívio social. As expressões faciais por exemplo, fazem parte do complexo conjunto da linguagem humana. Sem elas, não seria possível nos comunicar tão abertamente, utilizando a ênfase, a ironia, o descaso, o carinhos e muitas outras representações.

Outros sentidos como o olfato e o paladar também são essenciais para a vida humana. Por meio do olfato, podemos distinguir ambientes e situações, avaliar alimentos e objetos, além de criar parte de nossa personalidade e gosto pessoal para com cheiros e sabores de alimentos, já que está muito ligado ao paladar

Nervo Facial em amarelo

.

Para desenvolver e empregar esses importantes atributos, o corpo humano possui um nervo especial na região frontal da face. Chamado de Nervo Facial, esse nervo é o de numeração VII dentre os pares dos chamados nervos cranianos.

Esse nervo tem funções motoras como as expressões faciais. Também é responsável pelas sensações e capitações gustativas da língua, como também conter as glândulas lacrimais. Esse nervo é o maior da face e o mais importante. Isso porque sua ramificação é unida e completa dá uma grande volta da face humana, interligando-a.

O nervo abrange uma área que se inicia no pescoço, ramifica-se pela face – inclusive pela área da testa -, abrange a área ocular e também os ouvidos, tendo um papel importante na sensibilidade dos ouvidos.

Lesões no nervo facial pode comprometer todas essas atividades na pessoa, mas o que mais acontece entre os casos é a famosa paralisia facial, por danificar a marte motora do nervo. Apesar disso, esse nervo costuma ser muito resistente a choques físicos diretamente no rosto.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?