DicasFree.com » Variados » Quais são as regras do UNO?

Quais são as regras do UNO?

Já conhece as principais regras do UNO? Não? Descubra agora. Mais informações sobre o jogo você recebe aqui no Dicas Free!

     

Para quem não conhece, UNO é um jogo de cartas criado pela empresa Mattel, afim de possibilitar crianças a partir dos 7 anos de idade a mesma emoção de um jogo comum de cartas, transmitida pelos adultos. O processo de desenvolvimento do jogo em si é bem simples e qualquer criança com idade superior a 7 anos pode jogar.

Recomenda-se que seja jogado especialmente por 2 a 10 jogadores, não tendo necessidade de formar parceria. Cada jogador receberá em média 7 cartas, enquanto o restante do baralho ficará sobre a mesa como “monte de busca”. A partir daí, jogar é muito simples!

Regras que não poderá esquecer

Jogar somente a carta que estiver de acordo com o número ou cor – Supomos que a carta principal virada na mesa seja um 8 azul, o jogador iniciante deverá jogar um “8” de outra cor ou uma carta azul de qualquer cor, os símbolos também podem ser jogados de acordo como os números. É bem simples, basta seguir essa lógica em todas as jogadas.

UNO (Foto: Divulgação)
Créditos da foto: http://freecoachclarkkent.blogspot.com.br

Penúltima carta – Assim que perceber que vai jogar sua penúltima carta em mãos, é necessário que grite “UNO”, caso não o faça, os demais jogadores poderão obrigá-lo a comprar mais duas cartas, ainda que não precise e você “voltará a estaca zero” no jogo, sendo necessário acabar com essas cartas extras.

Fim do jogo – O jogo só chega ao fim quando finalmente um dos jogadores elimina todas as suas cartas da mão. Sendo assim, será necessário iniciar uma nova partida.

Cartas especiais que fazem diferença no jogo

+2 – Carta que obriga o jogador seguinte a buscar duas cartas a mais e passar seu turno àquele que jogará em seguida.

Inversão – A carta inversão faz com que o sentido do jogo entre em inversão, ou seja, estando rodando para um lado, começa a rodar para o outro (vezes dos jogadores).

Bloqueio – A carta bloqueio impede que o próximo jogador tenha a sua vez.

Curinga – O curinga pode ser jogado a qualquer momento, tendo também o poder de escolher a próxima cor.

Curinga +4 – O próximo jogador perde o turno, tendo também de buscar mais 4 cartas no monte. Além disso, o jogador (que jogou o curinga +4) terá o poder de escolher a próxima cor. Mas é bom frisar que não é permitido usar essa carta quando ainda estiver mais opções. Caso essa regra seja descumprida, aquele que jogou a carta deve buscar mais 4 cartas no monte como forma de puni-lo pelo blefe. Descobrindo que não houve blefe, o “desconfiado” deve ir ao monte e buscar 6 cartas a mais para o seu jogo.

Curiosidade

* Carta 07 – Deve-se manter silêncio até que volte a vez do jogou que descartou essa carta. Em descumprimento de tal regra, haverá compra no monte de acordo com a quantia de palavras ditas.

O jogo de UNO é contado através de rodadas pela maioria dos jogadores, contudo ele também pode ser pontuado. Tendo em vista que, segundo as regras, o jogador que fizer 5 mil pontos vence. Respectivamente o número de pontuação por cartas é de:

+2 – 20 pontos

Inversão – 20 pontos

Bloqueio – 20 pontos

Curinga – 20 pontos

Curinga +4 – 50 pontos

Cartas de 0 a 9 – Valor correspondente ao número da carta

Aproveite muito o jogo de UNO e se divirta com seus amigos!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?