Quais processos são realizados nos rins para a formação da urina?

Como já sabemos e estudamos no ensino médio, a filtração e realização do processo para a composição da urina é feito exclusivamente nos rins. Os rins são órgãos (em formato feijão) que se localizam na cavidade abdominal. Possuidores de uma cor marrom-avermelhada.

Para que seja efetuado o processo de formação da urina por meio dele, é necessário que o sangue faça primeiro a filtração e reabsorvam totalmente o material que fora filtrado ou parte dele. Além, é claro, de secretar alguns tipos específicos de substâncias.

A principal unidade de funcionamento ali localizada é chamada de néfron, toda essa parte estrutural é formada por um corpúsculo renal e o túbulo néfrico. O que ocorre então é o rompimento feito no túbulo néfrico pelo corpúsculo, fazendo uma espécie de divisão que resulta em três partes:

  • O túbulo proximal
  • Alça de Henle
  • Túbulo distal

O sangue que foi filtrado é automaticamente levado aos rins por meio das artérias renais. Logo depois há formação de ramos finos, conhecidos por arteríolas aferentes. Essas então fazem uma penetração na região da cápsula glomerular, formando logo o glomérulo.

Partes da formação da urina

Filtração – Processo ocorrido em primeira instância que se encontra dentro da cápsula glomerular. É tido pela saída do filtrado do plasma localizado na região interior do glomérulo diretamente para a cápsula. Todo o processo é feito através da alta pressão de sangue. Esse mesmo período é chamado de filtrado glomerular ou em termos mais populares urina inicial. Sua aparência tem semelhança com o plasma sanguíneo e é livre de proteínas.

Reabsorção – A segunda etapa consiste na reabsorção do filtrado. Todo o processo é ocorrido preferencialmente na região do túbulo néfrico e nos túbulos proximais. Lembrando que nesse processo o órgão tem como finalidade evitar o máximo possível a perda de substâncias como:

Entenda onde fica os dois rins.
Localização dos rins (Foto: Reprodução)
  • Água
  • Sódio
  • Glicose
  • Aminoácidos

A reabsorção é o processo que se responsabiliza pela composição final da urina.

Secreção – Por fim e não menos importante, ocorre o processo de secreção. Várias substâncias que estão presentes no sangue, geralmente mais indesejáveis ao organismo costumam ser absorvidas especificamente pelas células do túbulo contorcido distal. Bons exemplos desse tipo de substância são a amônia e o ácido úrico. Elas  também costumam ser lançadas ao líquido que tem objetivo de formar a urina.

Logo após esse processo, o caminho a seguir é passar por todo o túbulo néfrico, enquanto isso a urina está sendo formada. Sua condução logo em seguida é realizada automaticamente até os ureteres. Os ureteres logo a levam até a região da bexiga, local onde se localizará e se expelirá.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *