DicasFree.com » Saúde » Quais são os tipos de doenças venéreas?

Quais são os tipos de doenças venéreas?

Muitas pessoas não sabem, mas as doenças venéreas podem ser mais comuns do que imaginamos e o contágio bem mais simplificado. Entenda mais sobre essas doenças aqui no Dicas Free.

     

Muitas pessoas se confundem ao ouvirem sobre as Doenças Venéreas, simplesmente por acharem a palavra “venérea” estranha e pouco usual. Não é pra menos, essa expressão realmente não é muito utilizada nos grandes meios de informação, e nem ao menos pelo próprio povo ao se referir ao assunto.

As doenças venéreas são as famosas DSTs ou Doenças Sexualmente Transmissíveis. Essas doenças são causadas pelo contágio de fungos, bactérias, protozoários ou vírus e costumam apresentar sinais físicos de sua permanência no corpo nas áreas genitais, porém nem sempre se limitando a elas.

A camisinha é o principal meio de prevenir o contágio

A camisinha é o principal meio de prevenir o contágio

A transmissão da doenças ocorre principalmente durante o ato sexual entre os indivíduos. Porém, o contato diretamente com o sangue de uma pessoa infectada e o compartilhamento de seringas são outras formas de se contrair essas enfermidades.

Tipos de Doenças Venéreas

Os tipos de doenças venéreas se distinguem pelo tipo de causador. Os agentes causadores não necessariamente signifiquem níveis de periculosidade ou de gravidade dos quadros, porém podem influências nas diferentes formas de tratamento e propiciar cura em alguns casos.

Geralmente associadas a grande pânico pelos pacientes que recebem a notícia, as doenças venéreas causadas por vírus são talvez as mais temidas. Nesse grupo, destacam-se enfermidades como a AIDS (HIV), o HPV, os vários tipos de Herpes, as Hepatites, dentre outros.

As DSTs causadas por bactérias geralmente apresentam sinais físicos e externos mais rapidamente e costumam ser bem incômodas por esse fator. Delas, podemos dar como exemplo a Sífilis, a Gonorreia, a Clamídia, entre outros. Os fungos costumam ser mais comum em mulheres e apresentam diversas vezes vários tipos de corrimentos. O exemplo mais comum é o da Candidíase.

Algumas doenças venéreas também podem ser transmitidas por protozoários que se alojam no corpo do infectado (hospedeiro), alterando grande parte do funcionamento normal de alguns órgãos. Costumam ser mais fáceis de se curar em alguns casos, porém podem facilitar o contágio de outras doenças como o caso do Tricomona.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?