DicasFree.com » Exercícios Físicos » Quais os Benefícios da Caminhada

Quais os Benefícios da Caminhada

A caminhada é um dos melhores exercícios para se fazer. Além de ser simples e relativamente fácil, a caminhada reúne uma série de benefícios a quem a pratica. Confira os benefícios no post.

     

A caminhada é um dos melhores exercícios físicos a se fazer. Por ser muito natural e simples, a caminhada além de dispensar muitos equipamentos e delongas, é uma ótima aliada ao corpo por proporcionar inúmeras vantagens a quem a pratica. Geralmente conhecido como exercício ideal para qualquer pessoa, o ato de caminhar pode estimular o prazer pelo esporte e tangenciar o indivíduo à prática de outras atividades.

Os benefícios trazidos pelas caminhadas são muitos e todos eles demasiadamente importantes para evitar muitos problemas de saúde causados princialmente pelo sedentarismo e obesidade. Confira logo abaixo, os principais benefícios dessa importante atividade física:

  • Eficaz para combate a depressão e outros problemas emocionais: A caminhada, assim como outras atividades físicas, estimula a produção de um hormônio chamado endorfina. A endorfina é responsável pela sensação de alegria e disposição e esse aspecto é de grande ajuda para pessoas com problemas emocionais. O tempo caminhando traz uma sensação de paz ou prazer que pode proporcionar significativa melhora a longo prazo como
    A caminhada traz muitos benefícios ao corpo.

    A caminhada traz muitos benefícios ao corpo.

    uma espécie de “válvula de escape”.

  • Aumenta a auto estima: Caminhadas preferencialmente em lugares bonitos (do agrado de quem caminha ) como paisagens naturais, parques, lagos, entre outros, pode fazer com que haja uma espécie de descanso mental. Pesquisadores afirmam que a caminhada melhora a auto estima e o bem estar de quem a pratica, assim como uma melhora considerável de humor.
  • Sem sono de dia e bons sonhos a noite: Pesquisadores afirmam que a caminhada  durante o dia afasta a sensação de cansaço e sonolência que tanto prejudicam o trabalho ou os estudos. Isso porque em atividade física, o corpo produz várias substâncias como a adrenalina que dão a sensação de energia para o resto do dia e melhoram a atenção e reflexos. Como uma grande quantidade de energia foi gasta durante a caminhada, as pessoas tem mais facilidade para adormecer a noite.
  • Emagrece de forma eficaz: Por mais que pareça óbvio, as caminhadas emagrecem, e muito! Não só pelo exercício físico em si mas pela aceleração do metabolismo resultante da atividade. Artigos recentes mostram que mesmo após o exercício, o metabolismo ainda permanece acelerado e a pessoa continua emagrecendo mesmo se estiver parada. Além disso, a caminhada evita que a pessoa consuma muitos alimentos viciantes como doces ou alimentos muito gordurosos. Isso porque a diminuição dos níveis de stress pela caminhada diminui a vontade compulsiva de comer e ocupa o tempo.
  • Evita infarto: A intensa atividade do sistema cardiovascular durante o exercício faz com que o corpo tenham um maior controle sobre a dilatação dos vasos sanguíneos, que ficam mais elásticos com o tempo. Esse fator é essencial para evitar infartos até em pessoas com histórico do problema na família.
  • Evita a Osteoporose: A intensa movimentação e impacto da pisada nos ossos estimulam a produção de diversas substâncias que auxiliam na absorção do cálcio pelo tecido ósseo. Dessa forma, a os ossos ficam mais preenchidos com cálcio e menos propícios a osteoporose.

Agora que você tem em mente alguns dos melhores benefícios da caminhada com certeza não deixará de pratica-la, certo ;-D ?

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?