DicasFree.com » Escolar » Quais movimentos as articulações do cotovelo realizam?

Quais movimentos as articulações do cotovelo realizam?

Para que o antebraço se comunique com o braço e punho são necessárias uma série de articulações, as quais conhecemos como cotovelo, o qual faz com que movimentos como a pronação e supinação aconteçam.

     

Apesar do cotovelo parecer uma simples dobradiça, ele realiza movimentos que envolvem bastante complexidade compreendendo uma interação entre o cotovelo, antebraço e punho, sendo formado por estruturas importantes como:

Ossos e articulações: encarregados de realizar os movimentos como fletir e estender.

Ligamentos e tendões: conectam os músculos e dão força para o braço se esticar.

Músculos: responsáveis pela extensão do punho e dos dedos.

Nervos: transmitem impulsos nervosos do cérebro ao músculo.

Vasos Sanguíneos: responsáveis pelos abastecimentos sanguíneos do braço.

É possível notar o quão complexas são essas estruturas em conjunto quando existe alguma patologia no local, situação a qual traz bastante incômodo e dor ao paciente.

O cotovelo é a articulação que liga o antebraço ao braço, é uma articulação bastante complexa, pois faz a ligação entre três ossos diferentes: o úmero, a ulna e o rádio. A principal função do cotovelo é permitir a realização de funções como fletir, rotacionar e estender. Dentro de uma única cápsula articular (o cotovelo propriamente dito) existem as seguintes ligações:

  1. Articulação Úmero-radical e Úlmero-unar

Essa articulação é a responsável pelos movimentos que o rádio exerce quando realiza exercícios de pronação e supinação, pois permite que hajam pequenos ajustes laterais e mediais enquanto há a movimentação. É importante lembrar, que tal habilidade não se afeta quando a cabeça do rádio é retirada por meio de cirurgias.

Cotovelo.
(Foto: Reprodução)

  1. Articulação Rádio-ulnar proximal

Este é o movimento responsável por desenvolver os movimentos de dobradiça do cotovelo, onde a cabeça do rádio escorrega através do capítulo do úmero durante a pronação e supinação.

  1. Articulação Rádio-ulnar distal

Essa articulação concebe os movimentos de rotação que o rádio exerce sobre a ulna quando se desloca à pronação ou supinação.

» Pronação e Supinação

A pronação é um movimento entre o rádio e a ulna, onde o dorso da mão é colocado para cima e o polegar se aponta de forma medial. Assim, é realizada uma rotação externa em direção a parte oposta e estimulada pela superfície subsequente do corpo.

No movimento de supinação, o antebraço é rotacionado até que a palma da mão se torne superior, acontece quando o rádio gira em torno do seu próprio eixo fazendo com que o dorso da mão se volte de modo posterior e a palma anterior.

Os músculos que possibilitam a pronação e supinação do antebraço são:

  • Bíceps
  • Supinador
  • Abdutor longo do polegar
  • Extensor curto do polegar
  • Extensor próprio de indicador

Tanto o movimento de supinação, como de pronação podem alcançar um amplitude articular entre 0° e 90°.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?