DicasFree.com » Plantas » Quais as vitaminas do agrião

Quais as vitaminas do agrião

O agirão é utilizado tano no preparo de alimentos como em tratamentos terapêuticos, pois o mesmo possui inúmeros benefícios, vitaminas, sais minerais entre outros.

     

O agrião é um vegetal semelhante a maioria das verduras de folha, mas na verdade esse nome é uma denominação genérica de várias plantas como Rorippa nasturtium-aquaticum, também é popularmente conhecido como agrião de jardim, agrião-mouro, ou mastruço-ordinário.

Essa planta herbácea faz parte da família Brassicaceae, muito bem utilizada tanto na alimentação, como importante fonte medicinal. Seu sabor é levemente aromático e picante, por isso isso é bastante cultivado, mesmo porque tem um crescimento rápido.

As propriedades do agrião ajudam a evitar a fadiga mental, ligados à produção de glóbulos vermelhos do sangue.

O agrião possui inúmeras propriedades, além de fornecer apenas 22 calorias em cada 100 gramas. De acordo com algumas fontes seus componentes são muito usado em tratamentos terapêuticos contra problemas de ácido úrico, doenças do pulmão, purifica os órgão do estômago e do fígado, além de poder combater o raquitismo.

As folhas do vegetal tem alto potencial de sais minerais como enxofre, iodo, ferro e fósforo, importantes substâncias para o bom funcionamento da glândula tireóide, também contribuem para o desenvolvimento de dentes e ossos.

Dentre os vegetais é considerado uma das principais fontes de vitamina A, essencial para a visão, bem como a pele. Ainda possui enorme quantidade de vitaminas do Complexo B, fundamentais para o crescimento, por fim rico em vitamina C, combatente direto de gripes e resfriados. Todos esse componentes juntos reforçam os sistemas de defesa, protegendo assim o organismo contra infecções.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?