DicasFree.com » Mulher » Quais as chances de engravidar menstruada?

Quais as chances de engravidar menstruada?

Quer saber mais sobre as possibilidades de engravidar quando ainda se está menstruada? Confira este artigo que eliminará suas principais dúvidas. Acompanhe!

     

Quais as chances de engravidar menstruada?

A menstruação é um ciclo natural e comum de toda mulher. Mensalmente, existe um período em que ela expele todas as impurezas do corpo em forma de sangue, fazendo com que assim se mantenha saudável para os próximos meses. Toda mulher saudável intimamente tem sua menstruação regular.

Uma pergunta muito frequente está relacionada ao ato sexual durante a menstruação. É possível que algumas mulheres fiquem em dúvida quanto a possibilidade de fecundação durante esse período do mês. Contudo, é importante frisar que são raros os casos onde é decorrente a gravidez estando menstruada.

Em mulheres que possuem irregularidade no ciclo, naturalmente haverá diferenças no período fértil. Portanto, nesses casos especificamente as chances de engravidar são maiores. Em mulheres que possuem ciclos curtos ou longos é possível que a ovulação seja decorrente poucos dias após o período.

A gravidez é um estado de graça.

Grávida (Foto: Reprodução)

Considerando que um espermatozoide pode viver no corpo por até 7 dias, é comum que ele a fecunde exatamente nesses dias em que seu período fértil ficará evidente. Nesse mesmo tempo é que as mulheres geralmente acreditam engravidar, não propriamente na menstruação e sim nos dias que se sucede.

Adolescentes são as principais afetadas com a irregularidade, portanto estão mais sujeitas a uma gravidez. Nisso, também surge uma nova dúvida:

Posso engravidar mesmo tomando anticoncepcional?

Não, a resposta dessa pergunta é bem definitiva. Quando você faz ingestão da pílula anticoncepcional, os compostos da mesma impedem que ocorra a fecundação. Os casos em que esse tipo de problema pode ocorrer é quando a mulher não toma corretamente a pílula.

O atraso ou o desleixo podem ser causadoras de efetivação do período fértil, se ela tem costume de esquecer o medicamento ou esteja o tomando desregradamente, é possível que engravide. Portanto, em todos os casos, para evitar a gravidez o melhor é fazer a utilização do preservativo.

Todo medicamento utilizado para evitar a gravidez deve ser receitado por seu médico, ou seja, não se automedique. Somente um especialista estará apto a indicar o anticoncepcional que esteja de acordo com o seu biotipo e organismo. Também não tome outros medicamentos sem prescrição, eles podem anular a eficácia do anticoncepcional.

Se você está em dúvida de gravidez devido a relações sexuais durante o período menstrual, em adiantamento não se preocupe, já que exatamente nesse período são mínimas as chances de gravidez. De qualquer forma, consulte o seu médico e utilize do teste de farmácia para constatar.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?