DicasFree.com » Estudos » Psicologia do desenvolvimento

Psicologia do desenvolvimento

Resumo focado na Psicologia -> Veja no artigo as premissas sobre a Psicologia do Desenvolvimento e a sua área de estudo.

     

A Psicologia do desenvolvimento é caracterizada como uma ampla área de estudo sobre a compreensão das mudanças a partir de várias questões nas atitudes do ser humano em diferentes idades.

Anteriormente, nas primeiras décadas do século XX, os principais objetivos da psicologia do desenvolvimento estavam direcionados em decifrar e descrever as respectivas tendências de cada idade – características comportamentais cognitivas e físicas.

desenvolvimento humano

O desenvolvimento é um processo onde a pessoa assume um papel atuante em contínua interação com outras nos diversos contextos em que participa.

Com o passar do tempo, os estudiosos, viram a importância de se buscar os motivos que explicassem determinados processos e mecanismos subjacentes do desenvolvimento humano. Sendo assim chega-se a afirmativa que de as reações humanas, são influenciadas pela sua própria história de experiências.

As habilidades motoras, percepção de conceitos, aquisição da linguagem, solução de problemas, formação de identidade e principalmente o entendimento da moral, são desenvolvidos através de referências vivenciadas.

Ainda dentro dessa área de estudo, pode-se avaliar as mudanças de comportamento, diante de cada idade a medida em que a vida se passa, desde os processos de ensino-aprendizagem e diferenciação de gêneros, além de poder obter os motivos pelos quais ocorreram essas mudanças. Ao longo do ciclo da vida, muitas são as mudanças expressadas por um indivíduo, desde o crescimento, as transformações, o aperfeiçoamento e/ou declínio, que são analisado a partir de diferentes fatores, como os códigos genéticos e as diferentes influências que absorve.

A família, escola e as incontáveis experiências culturalmente vivenciadas por uma pessoas, certamente ínsita sua personalidade, caráter e ideologias. O estudo da Psicologia do Desenvolvimento Humano é uma grande ferramente para esclarecer essas constantes implicações e aplicações, sempre ligando as finalidades aos valores, procurando compreender o porque e como os indivíduos mudam ou permanecem da mesma maneira até alcançarem a velhice.

Muitos renomados estudiosos são considerado os precursores dessa nova concepção da psicologia. Entre eles estão Sigmund Freud (Austria, 1856-1939) que inciou a famosa Psicanálise, as bases conceituais da obra “Aprendizagem Social”, de John Watson (EUA, 1878-1958) e a Teoria Cognitiva, designada por Jean Piaget (Suiça, 1896-1980). Surtiram muitas críticas, mas suas ideias e preceitos são utilizados até a atualidade como importante embasamento da Psicologia do Desenvolvimento.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?