DicasFree.com » Doença » Protozoários Doenças

Protozoários Doenças

Os protozoários são os principais causadores de algumas doenças. Descubra quais são e como podem ser tratadas.

     

Existem muitas doenças causadas a partir de protozoários, umas bastante conhecidas e outras nem tanto. Todos certamente já ouvimos falar de protozoários, eles são basicamente microrganismos que entrando em contato com o corpo humano, pode trazer algumas complicações e várias doenças. Eles são unicelulares e os principais causadores de doenças em seres humanos.

Doenças

* Amebíase –Amebíase-Sintomas-Tratamento

Essa doença é causada a partir de uma espécie de protozoário cujo nome é Entamoeba histolytica, ela se aloja em alimentos e é transmitida ao corpo humano, assim que o mesmo é ingerido.

Os primeiros sintomas que podem ocorrer no afetado, são diarreias constantes acompanhadas de sangramentos e uma forte dor na região abdominal. Outra forma de se contrair a doença, é através de relações com parceiros do mesmo sexo. Para evitar esse tipo de doença, você deverá ter cuidados íntimos e também uma boa higiene pessoal e com alimentos. Os tratamentos são feitos através de medicamentos, orientados por um médico especializado.

* Doença de ChagasBarbeiro da Doença de Chagas sitomas e tratamento

– Certamente já ouvimos falar de uma espécie de inseto, cujo nome popular é barbeiro. Através da picada do inseto, o protozoário Trypanosoma cruzi é transmitido, ocasionando a doença de Chagas. Ganhou esse nome, devido a sua descoberta ser obra de um brasileiro chamado Carlos Chagas.

São prejudiciais principalmente há dois pontos de extrema importância no corpo humano, o coração e o sistema nervoso. A doença se não tratada se desenvolve rapidamente no corpo e traz feridas a superfície da pele. Dependendo o órgão afetado, o quadro é irreversível, a partir de então a retirada do mesmo se faz necessária.

* Giardíase –

Já a Giardíase é causada por outro protozoário cujo nome é Giardia lamblia, ele traz inúmeras complicações ao sistema digestivo e desnutre o afetado em questão de alguns dias. Devido a falta de sintomas específicos, é difícil de ser detectado.Giardíase Sintomas e Tratamento

Seu tratamento é totalmente feito a partir de um medicamento chamado ornidazol. Há pessoas que tem aversão ao mesmo e nestes casos e somente nestes, o medicamento pode ser alterado por furazolidona, metronidazol ou nitrimidazina. As substâncias devem ser ingeridas e só é permitido dose única.

* Leishmaniose –

Já para a Leishmaniose, a transmissão ocorre a partir de contato com animais que estão contaminados pelo protozoário Leishmania. Outra forma de transmissão é através da picada de um mosquito mais conhecido na região de Bauru – SP. Esse mesmo mosquito tem o nome científico de Phlebotomus.Feridas Leishmaniose

Os tratamentos só podem ser feitos a partir de medicamentos. A suspeitar a doença, o contaminado deve procurar um médico e procurar o tratamento adequado para o seu caso. Durante esse período não é indicado que o paciente esteja em contato com animais de estimação, seja de qualquer espécie. Uma das formas de se prevenir, é constantemente usar repelente e produtos como inseticidas.

* Malária –

Há relatos de que a Malária é uma doença africana que chegou até o Brasil, juntamente com os escravos. Ela é transmitida por um protozoário chamado Anopheles, através da picada de mosquitos que carregam esse protozoário. Sabe-se que não há vacinas que possam prevenir a Malária.Malaria sintomas e tratamento

Contudo, é indicado que em lugares onde a mata é muito forte como no Amazonas, as pessoas tenham o hábito de se prevenir com repelentes e com o uso de inseticidas.

O tratamento é feito através de uma substância chamada Quinina. As vacinas contra a Malária estão sendo produzidas nos maiores centros de estudo de doenças no mundo.

* Toxoplasmose –

A Toxoplasmose por sua vez, é transmitida por outro protozoário chamado Toxoplasma gondii, é mais encontrado em gatos. Se você tiver contato com as fezes de um animal contaminado, automaticamente poderá ocorrer a transmissão. Mas o que pode acontecer é de essa bactéria se alojar ao seu corpo e ser transmitida a algum alimento e então ser ingerido. Os tratamentos são feitos a partir de medicamentos.Toxoplasmose sintomas tratamento

Os primeiros sintomas são ínguas, febres e dores musculares. A maneira mais eficaz de se prevenir, é manter a vacina dos seus animais em dia e evitar contatos diretos com a caixa de areia, no caso de for gato. A Toxoplasmose é mais perigosa a pessoas que sofrem com doenças como diabetes, aids e câncer.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?