DicasFree.com » Biologia » Proteínas função no corpo humano e na digestão

Proteínas função no corpo humano e na digestão

As proteínas são os principais componentes dos tecidos do corpo humano e desempenham também funções quanto a digestão em nosso sistema. Saiba mais aqui no Dicas Free.

     

As proteínas podem ser classificadas como as menores partes divisíveis de uma célula. Elas compõem todos os tecidos do corpo humano e são de fundamental importância para o correto funcionamento dele. Um proteína se forma da união de dois, três ou mais aminoácidos que compõem enormes cadeias proteicas.

Basicamente, a manutenção de nossos órgãos e tecidos é essencialmente proteica. Essas imensas cadeias de aminoácidos devem sempre estar em condição abundante no organismo humano para que os tecidos sempre se reconstituam, para sempre haja matéria orgânica disponível para essa função.

Aminoácidos e digestão

Desde que foi descoberto a relação das proteínas com os aminoácidos, a ciência vem descobrindo a cada dia que as proteínas são as cadeias mais importantes para o nosso corpo. Hoje, sabemos de um grupo de 20 aminoácidos que são necessários para o corpo humano, dos quais uma parte é sintetizada pelo nosso próprio organismo e a outra, deve ser adquirida de outros corpos animais e vegetais por meio da alimentação e digestão desses alimentos.

Tanto a "chave" como a "fechadura" no processo enzimático são proteínas.

Tanto a “chave” como a “fechadura” no processo enzimático são proteínas. (Imagem: Reprodução)

Como se sabe, os processos de digestão dos alimentos são resultados de ações enzimáticas que funcionam como catalizadoras, acelerando a digestão e potencializando a quebra proteica das moléculas. As enzimas também são constituídas por proteínas e são elas que fazem a quebra dos alimentos, liberando os aminoácidos para que eles sejam reaproveitados pelo corpo humano.

Portanto, as disposições proteicas estão vinculadas em absolutamente todo o processe de digestão, sendo tanto a enzima, como o alimento a ser quebrado e reaproveitado. Durante o processo de reaproveitamento, a quebra pode fornecer um único tipo de aminoácido ou um aminoácido e um componente químico.

Quando a quebra fornece um único tipo de aminoácido, podemos considerar que esse fazia parte de uma cadeia proteica simples. Quando libera um tipo de aminoácido e um componente químico, podemos considera-lo como uma cadeia proteica subjugada. Sendo assim, é importante saber que é necessário consumir vários tipos de alimentos como folhas, ovos, carne e grãos para se absorver todos os aminoácidos necessários ao organismo.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?