DicasFree.com » Estudos » Procedimentos para incêndio

Procedimentos para incêndio

Saiba o que fazer para evitar as tragédias. Os incêndios podem acontecer a qualquer momento por vários motivos e em qualquer lugar.

     

Recentemente, tivemos a triste experiência de lidar com mais uma tragédia decorrente de incêndios. Com isso, a cada dia é imprescindível que se verifique os parâmetros necessários de segurança de uma empresa, para garantir a integridade física tanto dos funcionários como dos clientes.

Para evitar incêndios o estabelecimento deve estar dentro das normas.

Todo tipo de locar público ou comercial deve estar dentro dos padrões de segurança impostos pelo governo. Esses padrões podem ser consultados pela internet facilmente ou com o corpo de bombeiros. Um estabelecimento só pode funcionar caso o corpo de bombeiros declare por meio de uma vistoria documentada de que está tudo em sincronia com as normas de segurança.

  • Esse é o principal ponto para qualquer estabelecimento. As normas obrigam aos estabelecimento terem portas de emergência com localização de fácil acesso. Isso possibilita a todas as pessoas recorrerem a essa opção para fuga em caso de incêndio ou outras emergências.
  • A presença dos extintores é essencial para a segurança de todos. Com eles, os focos de incêndio podem ser rapidamente contidos logo no início por qualquer pessoa. Os extintores devem estar dentro do prazo de validade e funcionando perfeitamente a todo momento.
  • Pessoal treinado para esse tipo de situação: A empresa deve fornecer treinamento aos funcionário para que em situações como essa tudo seja mantido sob controle. É importante ter uma parcela do pessoal especialmente treinada para situações de risco de todo o tipo.
  • Evitar construções com muitos elementos inflamáveis também é algo importante a ser mencionado.

Para a pessoa leiga no assunto em caso de incêndio o mais importante é se manter calmo e procurar a saída mais próxima. Caso haja dispersão de gás e fumaça pelo local, a pessoa pode utilizar algum tecido molhado e posiciona-lo no rosto para que a fumaça ou gás não seja inalado.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?