DicasFree.com » Carro » Procedimentos para compra de carros usados

Procedimentos para compra de carros usados

Para comprar um carro usado, é interessante que você tenha acompanhamento de alguém experiente no ramo. Para mais informações, acompanhe este artigo e descubra pontos que poderão muito lhe ajudar.

     

Compra de carros usados

Comprar um carro usado, pode ser um tanto burocrático. Você deverá tomar todas as medidas necessárias para intensificar a transferência do veículo e ainda concretizar a transação assim que houver aprovação do carro. Uma revisão básica com um mecânico de sua confiança irá ajudar a decidir pela compra ou não, inicialmente.

Caso tenha decidido por efetuar a compra, o documento de transferência só poderá ser assinado junto a um cartório pelo atual e futuro proprietário. Isso deverá ocorrer durante o ato de reconhecimento de assinatura. Depois de autenticado o documento, ele deve ser entregue ao Detran.

A compra de um carro é uma conquista importante para muitas pessoas, conheça os trâmites para garantir seus direitos na compra de um carro usado

É essencial que você acompanhe todos os passos para a compra de um veículo. Tenha uma pessoa de confiança ao lado para auxiliar na compra.
(Foto: Divulgação)

O prazo para entrega do documento para dar continuidade ao trâmite é de 30 dias. O valor deve ser pago em cheque visado, garantindo os direitos de quem está comprando como de quem está vendendo o veículo. De toda documentação, tire ao menos duas cópias, essas lhe servirão como garantia para melhor realizar o processo.

O recibo de transferência é um dos documentos mais importantes nesse período,  guarde-o com cuidado e tire uma cópia para manter seu direito seguro. Ele também comprovará que as eventuais multas que ocorrerem a partir data de pagamento não são suas, garantindo o direito de defesa num caso desses.

Várias infrações e o acúmulo de pontos retirados da carteira podem trazer a anulação do documento. Garanta seus direitos, tendo em mente e em mãos todos os detalhes de documentos utilizados durante esse processo. Em caso de qualquer dúvida, consulte um advogado ou se dirija até uma agência do Detran.

Documentação

» Comprovante do pagamento do IPVA

» Comprovante de pagamento do Seguro Obrigatório

» Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos

» Certificado de Transferência (recibo) datado

» Quarta via de importação (a veículos estrangeiros)

Os documentos pessoais de ambos os envolvidos no processo também devem ser disponibilizados, bem como RG, CPF e afins. Esses serão úteis para garantia de transferência. Não esqueça de maneira nenhuma de guardar a cópia de todos os documentos para o caso de eventuais procedimentos errados.

Dicas para evitar fraudes

Não se arrisque comprar um veículo às cegas. Tente revisá-lo e orientar-se a partir da avaliação de um mecânico de sua confiança e experiente. Não acredite em anúncios de jornais onde o preço está muito em conta. Eles, na maioria das vezes, escondem problemas.

No caso de financiamento, procure o gerente do banco onde irá financiar o automóvel e esteja por dentro dos procedimentos feitos. Indicamos que sempre procure uma concessionária licenciada quando optar por veículos usados. Eles podem lhe trazer mais segurança e conforto durante a negociação e ato de compra.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?