DicasFree.com » Menstruação » Principais motivos do atraso menstrual

Principais motivos do atraso menstrual

O atraso na menstruação sempre é motivo de estranhamento e preocupação para a maioria das mulheres. Saiba um pouco mais sobre isso e os principais motivos que desencadeiam os atrasos menstruais.

     
Atraso na menstruação causa estranhamento e preocupação nas mulheres.

Atraso na menstruação causa estranhamento e preocupação nas mulheres.

O atraso na menstruação pode ser um indício causador de medo tanto na mulher como no homem. Porém, nem sempre o atraso menstrual pode significar uma possível gravidez. Há vários motivos que podem acarretar no atraso ou na intervenção de vários processos hormonais responsáveis pelo período de menstruação.

A menstruação é um processo normal para as mulheres e consiste na preparação do corpo para receber o óvulo, uma possível fecundação e os estabelecimento do zigoto (embrião) nas tubas uterinas e o desenvolvimento do feto.

Se isso não acontecer, o óvulo é descartado junto a todos os nutrientes da parede do endométrio na forma de sangue. O tempo que esse sangue é descartado do corpo é caracterizado como período menstrual ou menstruação.

Há em sua grande maioria, motivos que retomam as cargas emocionais e psicológicas da mulher ou até mesmo complicações de saúde diversas que geralmente afetam o ciclo. Por isso, é bom ficar atento a qualquer mudança nos períodos de menstruação. Os atrasos não podem ser rotineiros pois esse é um processo normal e organizado no corpo das mulheres.

Logo abaixo, confira os principais motivos que podem ocasionar no atraso do ciclo menstrual da mulher:

  • Gravidez: Se a menstruação da mulher está muito atrasada ou veio em baixíssima quantidade pode ser um sinal claro de gravidez. Porém, essa hipótese pode ser facilmente descartada com um simples teste de farmácia. Esses testes são incrivelmente precisos e lhe informarão da possível gravidez.
  • Stress: Motivos psicológicos representam uma grande parcela dos problemas hormonais. Praticamente, todas as emoções influenciam no ciclo menstrual feminino. Uma mulher pode estar passando por um momento difícil da vida financeira, uma possível traição do parceiro, problemas com família, preocupações e ansiedade ou até problemas de depressão ocasionam altos níveis de stress que comprometem o correto funcionamento dos processos hormonais. Pode acontecer da menstruação atrasar ou vir muito antes do previsto.
  • Má alimentação: A alimentação incorreta ou o corte literal dos alimentos é um grande causador de atrasos na menstruação. Isso porque o corpo não encontra energia para manter os processos hormonais em ordem. Dietas malucas encontradas pela internet ou doenças como bulimia e anorexia são as principais responsáveis nesses casos.
  • Doença, complicação ou infecção: Qualquer complicação no útero ou no órgão sexual feminino pode ser motivo para o atraso da menstruação. Algumas vezes, infecções podem ocasionar o atraso e logo depois uma longa menstruação que pode ser caracterizada como hemorragia e causar anemia. Doenças e demais infecções também colaboram para esse quadro e devem ser examinadas e tratadas por um médico especializado.
  • Problemas hormonais: Algumas mulheres possuem problemas hormonais que podem surgir por uma infinidade de motivos. Cada caso é específico mas tem tratamento. Deve-se procurar um médico ginecologista para saber exatamente qual tipo de problema existe no corpo.
  • Medicamentos: Alguns medicamentos, principalmente os mais fortes e tarja preta, podem ocasionar em complicações hormonais. Quando tomados junto ao anticoncepcional o efeito pode ser o mesmo: atraso na menstruação. Consulte um médico antes de ingerir qualquer medicamento.
  • Adolescência: Na adolescência, a mulher ainda está com o corpo e os processos hormonais em formação. Então, é comum que o ciclo ainda não esteja totalmente definido e os atrasos sejam mais frequentes. O ciclo deve se estabilizar aos 18 a 20 anos de idade e a mulher terá ainda poucas alterações no mesmo durante a vida.

Essas são as principais causas do atraso menstrual nas mulheres. Vale lembrar que para qualquer caso, o ideal é consultar um ginecologista que receitará os exames necessários pro diagnóstico. Saúde em primeiro lugar!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?