DicasFree.com » Variados » Primeiros socorros queimadura o que fazer

Primeiros socorros queimadura o que fazer

Você sabe que deve ser feito em casos de queimaduras? Atente-se às características de cada um dos graus e aprenda a proceder corretamente nos primeiros socorros.

     

A pele é o maior órgão do corpo humano, sua estrutura reveste tecidos musculares e ossos protegendo-os de problemas diversos, assim como as infecções. A pele evita que o indivíduo tenha oscilações térmicas, mas mantém constantemente sensações de tato, como a dor.

Todos estes atributos estão ligados diretamente ao sistema nervoso central que envia de forma instantânea a mensagem ao cérebro, que responde ao estímulo através de impulsos. Fazendo esta prévia análise sobre a pele, conhecendo um pouco sobre sua importância no organismo, iremos aprofundar o assunto com algo sério que faz vítimas ao redor do mundo por eventualidades diversas.

Trata-se de uma ação prejudicial a estrutura, que dependendo do grau de intensidade, causa dano irreversível.  Elas podem ser superficiais, mais conhecidas como:

  • 1° grau – Leve.
  • 2° grau – Parcial.
  • 3° grau – Grave.
  • 4° grau – Gravíssima ou Fatal.

Quanto mais profundo for o dano, mais grave ela será. Antes de saber o que deve ser feito caso haja algum transtorno envolvendo queimaduras, vamos saber um pouco sobre as características de cada uma delas.

Primeiros socorros.
(Foto: Reprodução)

Queimadura de 1° grau – Ardor e aumento da sensibilidade no local, seguida de vermelhidão. Não há bolhas e a superfície da pele, quando pressionada, fica clara ou branca.

Queimadura de 2° grau – Provocam dores intensas, formação de bolhas e o nível de sensibilidade aumenta com o vento e frio.

Queimadura de 3° grau – Destruição parcial ou total da pele, onde o indivíduo sentirá pouca dor pois as terminações nervosas serão destruídas.

Queimadura de 4°grau – Destruição total da pele, categorizada principalmente por afetar partes profundas até chegar aos ossos.

O que fazer nos casos de 1° e 2° grau?

Resfrie o local atingido com água fria corrente em abundância por alguns minutos, caso o acidentado porte algum adorno, remova-os para que a sensação de calor diminua. Após umedecida a área, se não tiver bolhas, proteja-o com lenço ou pano limpo. Leve imediatamente ao hospital.

Observação: Queimaduras de 2° grau, geralmente apresentam bolhas que NÃO devem ser perfuradas. Apenas o médico, ao avaliar o quadro clínico do paciente é quem poderá fazer o procedimento.

O que fazer em casos de 3° e 4° grau?

Por se tratar de uma lesão mais grave, o resfriamento com água no local aumenta as chances de infecção devido a perda de proteção, a prática não deve ser realizada, ressalvo apenas para apagar o fogo. Em nenhuma destas eventualidades aplique pasta de dente, óleos de qualquer variedade ou pomadas caseiras. Vá imediatamente a um centro médico.

Observação: Todo cuidado é pouco, principalmente com relação às crianças. Tente mantê-las distante desses perigos.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?