DicasFree.com » Informática » Primeiro Computador

Primeiro Computador

Nesse artigo será disposta a história do primeiro computador feito pelo homem. Clique e confira.

     

Atualmente, somos rodeados de uma forma tão intensa pela computação que já não sabemos viver sem ela. A todo instante, ondas de wi-fi passam por nossas casas, estabelecimentos comerciais e locais públicos, todos carregamos smartphones com diversas funções, estamos conectados a uma rede imensa de satélites que transmitem informações em tempo real, entre outros.

Toda essa drástica mudança de vida aconteceu de maneira demasiadamente rápida quando comparada a outros períodos históricos. O desenvolvimento acelerado da computação ocorrido principalmente pela disputa tecnológica entre Estados Unidos e União Soviética acabou por transformar de vez o modo como vivemos.

O Primeiro Computador

Mas afinal, onde isso tudo começou? Em que situação seria necessário criar uma máquina que comutasse informações com rapidez e precisão? É claro que, como grande parte das invenções do mundo, o esforço de guerra contribuiria para o desenvolvimento de tal maquina.

Z1

Z1 (Foto: Reprodução)

Logo no início do auge do Nazismo na Alemanha, a Segunda Guerra mundia daria seus primeiros passos e os Estado Alemão já se articulava para criar e fabricar vários tipos de armas que pudessem dar vantagem no campo de batalha. Especialmente em 1936, a Alemanha Nazista viria a conhecer duas coisas importantes: as derrotas nas Olimpíadas de Berlim e o primeiro computador.

Idealizado e desenvolvido por Konrad Zuse, o primeiro computador começou a ser feito por volta de 1933, só chegando ao resultado final em 1936. Esse seria o primeiro de uma série de computadores criados por Zuse, utilizando-se do sistema binário.

Z1 máquina que calculava

O Z1, como era chamado, era uma máquina capaz de calcular eletronicamente expressões binárias e aritméticas, controlado por fitas perfuradas que davam os comandos ao sistema. Apesar de ser considerado um sistema eletromanual, o Z1 foi também o primeiro computador digital do mundo, devido a utilização o sistema de base 2 de numeração.

Possuía um motos elétrico responsável pelo clock de 1 hertz. Os demais componentes do sistema eram movidos a alavancas para realizar os cálculos matemáticos. Apesar de ter sido uma grande invenção, o Z1 não tinha utilidade prática para a Alemanha Nazista em esforço de guerra, e por esse motivo, não foi adquirido pelo governo do Furher.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?