Preço de uma árvore de eucalipto

Muitos agricultores estão se adequando ao cultivo de eucalipto, isso por se tratar de uma árvore que não possui maiores exigências com relação ao solo, além de ser resistente às pragas. Entre os estados onde há maior concentração de sua produção, temos Minas Gerais em primeiro lugar.

Trata-se de uma madeira que pode ser usada para diversos fins como:

  • Celulose e papel
  • Madeira serrada
  • Postes
  • Moirões
  • Painéis
  • Carvões
  • Lenhas

Em questão de faturamento, a madeira do eucalipto é mais rentável entre as espécies florestais cultivadas no Brasil. Se faz presente em forma de celulose no papel que utilizamos diariamente, também em móveis como guarda-roupas, criados e até em painéis para decoração.

Preço

O valor da madeira ainda varia entre R$30,00 e R$50,00 reais por metro cúbico sólido. Lembrando que a adaptação da árvore ao tipo de solo é essencial, isso porque mesmo não exigindo muito, pode ocorrer de não desenvolver-se em madeira de excelência. A atenção nos mínimos detalhes é primordial para obter uma boa venda.

Árvore rentável para o produtor
Eucaliptos (Foto:Reprodução)

Consequentemente o valor da madeira pode passar por altos e baixos, fazendo que haja aumento excessivo do produto ou uma queda pontual.

As oscilações atribuem-se aos fatores econômicos, técnicos e meteorológicos, ou seja, em um dado momento o preço pode estar ou não favorável, tanto para quem vende, quanto para quem compra.

Atualmente, com uma demanda maior de madeireiras, o mercado está cada vez com maior incidência em competitividade. Isso é essencial ao favorecimento de produtores de tamanhos variados como de pequeno e médio porte. O governo também vem ampliando as linhas de crédito, o que facilita todo o trâmite. Infelizmente por falha de comunicação ou falta de informação, chegar de forma direta no produtor para que ele tenha interesse em trabalhar com o cultivo de eucaliptos ainda é algo raro. Mas o mercado vem tomando seu devido espaço.

Os mais vistos de hoje:

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *