DicasFree.com » História » Povos Fenícios sua civilização e resumo completo

Povos Fenícios sua civilização e resumo completo

Os povos Fenícios ficaram conhecidos por suas habilidades navais e de comércio. Saiba mais sobre essa civilização da antiguidade clicando no post.

     

O Fenícios se estabeleceram cerca de 1600 A.C. na região onde hoje é o atual Líbano. Eram basicamente semitas viajantes que viram no mar uma oportunidade de sobrevivência e o estabelecimento de uma economia.

Dividiam-se em Cidades Estado parcialmente independentes e com governo e questões políticas próprias. Ugarit, Tiro, Sídon, Arad e Biblos eram exemplos de cidades fenícias que alcançaram estabilidade e prosperidade financeira. Essencialmente ligados ao mar, a política desses povos era conhecida como Talassocracia.

Fenícios e suas proezas

Já em 1500 até 1400 a.C. os povos fenícios conquistaram a maioria das rotas comerciais, criando uma hegemonia entre as cidades estado em comum no mediterrâneo. A extensão do comércio fenício parecia não ter limites quando, apoiados por gregos e hebreus, conseguiram ter laços comerciais na península ibérica e no norte da áfrica.

Gravura de embarcação fenícia

Gravura de embarcação fenícia

Apesar das atividades comerciais serem a grande retentora de lucros desses povos e o principal motivo pelo qual eram conhecidos, os fenícios também praticavam a agricultura e a criação de animais para o sustento de suas cidades.

Devido a navegação intensa, a astronomia desses povos era bastante avançada e suas técnicas tanto de navegação como de construção dos navios era bastante sofisticada se comparada a muitas outras nações. Esses povos estabeleceram modelos comerciais e econômicos baseados nas trocas de mercadorias, algo que voltaria séculos mais tarde com o mercantilismo.

A religiosidade era baseada no politeísmo, possivelmente arraigado pelas influências de outras culturas durante o desenvolver da civilização. Eram comuns os rituais religiosos para a prosperidade comercial e a fecundidade da terra. Nesses rituais, eram sacrificados animais e também seres humanos.

No campo da escrita, os fenícios desenvolveram um sistema alfabético de consoantes fonéticas que serviu de base para a formulação do atual alfabeto ocidental.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?