DicasFree.com » Saúde » Postura inadequada consequencias

Postura inadequada consequencias

Ter uma postura incorreta pode acarretar riscos a saúde e problemas com o avançar da idade. Entenda mais sobre o assunto clicando no post.

     

Atualmente, o trabalho e a sociedade do conhecimento exigem muito. Tanto as pessoas que trabalham como operários ou prestadores de serviços gerais em empresas e órgãos públicos, como quem trabalha em frente a um computador ou que tem uma carreira dedicada ao estudo e pesquisa, pode estar propenso a sofrer com as consequências dá má postura.

Postura incorreta

Postura incorreta (Foto: Reprodução)

Na maioria dos casos, uma postura incorreta pode significar costas arredondadas cabeça para frente, assimetria no posicionamento dos ombros, e outros. Todos esses casos podem comprometer a estrutura corporal e causar dificuldades de movimentação e dores com o avançar da idade.

Má postura x consequências

Primeiramente, podemos citar problemas muito comuns da má postura no trabalho. A baixa produtividade acometida pelas dores e pelo desconforto está no topo dessa lista de consequências da postura incorreta. Além disso, o stress nesse sentido prejudica todos os âmbitos da vida profissional e pessoal do indivíduo.

postura correta no computador

postura correta no computador (Foto: Reprodução)

O principal problema que pode ser ocasionado pela má postura é a hérnia de disco. Outros problemas como o entortamento da coluna cervical – lordose-, escoliose, dores nas pernas, dores de cabeça, má digestão, entre outros. Esses problemas também prejudicam os órgãos que acabam sendo “sufocados” nas posturas inadequadas, atrapalhado o funcionamento do pulmão, por exemplo.

A insuficiência de oxigênio pode afetar todos os demais órgãos, prejudicando o funcionamento geral do corpo e abaixando a imunidade. O resultando disso tudo é uma grande catástrofe onde nada funciona direito e o indivíduo só tem a perder.

Como evitar?

As melhores posições são sempre as que deixam o corpo mais reto e firme. Evite encurvar a coluna, o pescoço, manter os ombros acima do necessário, tencionar músculos, etc. Organize seu ambiente de trabalho para que seja possível transitar, pegar objetos e trabalhar com a postura mais correta possível.

Os exercícios físicos corrigem a postura naturalmente, além de serem o melhor aliada contra os problemas de coluna e musculares. Prefira a caminhada, pois esse exercício ajudará a manter o corpo inteiro saudável, disposto e livre de stress. Se preferir, ir a academia é o melhor jeito de arrumar a postura. Peça orientações ao instrutor e de preferência, consulte um médico para fazer exames e diagnósticos possíveis.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?