DicasFree.com » Gravidez » Posso engravidar usando camisinha

Posso engravidar usando camisinha

O preservativo é um método contraceptivo de barreira bastante eficiente, porém para manter a sua eficacia o mesmo precise ser colocado de maneira adequada, e deve estar com o prazo de validade em dias para evitar que o mesmo rasgue e ocasione o contato direto dos órgãos genitais, podendo ocasionar em uma possível gravidez.

     
Posso engravidar usando camisinha

O preservativo é um método contraceptivo de barreira.

O preservativo, é um método contraceptivo conhecido popularmente como camisinha, esse método contraceptivo é feito de látex e é considerado um dos métodos contraceptivos mais seguros. O preservativo é um método contraceptivo de barreira, o seu formato/estrutura e o tipo de material utilizado não possibilita a passagem dos espermatozoides.

Porém, para que esse método contraceptivo de barreira faça a proteção de maneira adequada, alguns cuidados devem ser seguidos, tais como, colocar o preservativo de maneira adequada e ler com a atenção a data de validade do produto. Pois esses fatores podem ocasionar o rompimento do preservativo (furar, estourar, rasgar). Portanto, é possível engravidar durante a relação íntima mesmo fazendo o uso do preservativo.

Por isso além do uso do preservativos, é indicado utilizar outros tipos de métodos contraceptivos, principalmente pelas mulheres, dentre os outros tipos de métodos contraceptivos destacam-se: os anticoncepcionais (orais, injetáveis dentre outros), dispositivo intrauterino, diafragma, métodos contraceptivos cirúrgicos e métodos hormonais. Lembrando que é importante procurar a orientação de um médico ginecologista.

É importante ressaltar que o preservativo, além de ser eficaz método contraceptivo de barreira que auxilia na prevenção da gravidez indesejada, também auxilia na prevenção das DSTs. Nos Postos de Saúde da Rede Pública de Saúde os preservativos são distribuídos gratuitamente, e alguns tipos de anticoncepcionais também.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?