DicasFree.com » Saúde » Porque o sangue é vermelho

Porque o sangue é vermelho

A pigmentação de cor vermelha do sangue provem das células que possuem hemoglobina. A hemoglobina é uma proteína presente nas hemácias, e que pigmenta os glóbulos vermelhos, a intensidade da coloração vermelha do sangue normalmente pode variar de acordo com a quantidade de oxigênio presente no sangue.

     

A hemoglobina é uma proteína presente nas hemácias, e que pigmenta os glóbulos vermelhos.

A pigmentação de cor vermelha do sangue provem das células que possuem hemoglobina. A hemoglobina é uma proteína presente nas hemácias, e que pigmenta os glóbulos vermelhos.

A hemoglobina desempenha a função de absorver e de transportar o oxigênio na corrente sanguínea e libera-lo no tecido. A intensidade da coloração vermelha do sangue normalmente pode variar de acordo com a quantidade de oxigênio presente no sangue.

As hemácias são responsáveis por armazenar a hemoglobina. As hemácias não possuem núcleo e possuem duas cavidades opostas, ou seja, as hemácias são bicôncavas. Além da hemoglobina, o sangue humano também possui em sua composição plasma, e células como plaquetas e leucócitos. O sangue é produzido na médula óssea, e desempenha funções vitais para o funcionamento do organismo, tais como transporte de gás carbônico, transporte de oxigênio, de toxinas e também de nutrientes.

Você Sabia ?

  • Que dia 14 do mês de Junho é o Dia Mundial de Doação de Sangue.
  • Que Hematologia é o ramo que estuda o sangue e as suas patologias.
  • Que hemorragia é o termo utilizado para descrever a excessiva perda de sangue.
  • Que são existentes diferentes tipos sanguíneos, sendo eles: A, B, O e AB.
  • Que o fator Rh presente no sangue pode ser classificado de duas maneiras sendo: positivo ou negativo.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?