DicasFree.com » Variados » Porque devemos reciclar

Porque devemos reciclar

Reciclar é tão importante quanto as demais tarefas diárias que fazemos. Para saber como essa prática pode ajudar nosso meio ambiente, clique aqui.

     

A reciclagem é importante não só para as pessoas como também para o mundo e o meio ambiente. O reaproveitamento dos materiais é uma prática útil para preservação do meio ambiente num todo. Uma garrafa, demora em média 100 anos para se decompor na natureza.

Lixo produzido pela humanidade

Agora, imagine quantas garrafas são usadas diariamente por todas as pessoas no mundo. Muitas! E o plástico não é o único material, ainda temos o alumínio, o papel e o vidro. Todos esses materiais demoram horrores para se decompor, e essa demora agride diretamente o meio ambiente.

PORQUE DEVEMOS RECICLAR?

Sabemos exatamente o que deve ser feito para que não haja problemas referentes a esse assunto.

Mas por vezes, passamos por cima de todas as orientações que lemos, ouvimos e até assistimos. Jornais, revistas, internet, televisão e todos os meios de comunicação estão sempre nos alertando da importância de se reciclar.

Coleta  seletiva

Primeiramente, devemos procurar saber se em nossa cidade temos a coleta de lixo. Mesmo que não tenha, você ainda poderá fazer a sua parte. A separação do lixo deve ser feita em papel, plástico, vidro, metal e lixo orgânico.

Claro que nós sabemos que essa prática dá trabalho. Contudo, se nós não cuidarmos do mundo em que vivemos, quem cuidará? A questão vai muito além do que estamos acostumados a ver.

Preservar para a próxima geração

Proteger o mundo, inclui nossos filhos, nossos familiares no geral, nosso trabalho, nossa casa, nossa vida e tudo nos cerca. Para que não fique tão pesada a prática da separação de lixo, procure deixar uma lata para cada tipo de coisa. As latas não precisam ser grandes. Primeiro, compre latas de tamanho médio e coloque um adesivo (pode ser feito por você) em cada uma delas.

Separe as latas nas cinco categorias ditas acima, PAPEL, VIDRO, PLÁSTICO, METAL, LIXO ORGÂNICO (lixo orgânico é todo resquício de alimento como cascas e sobras). Conforme for passando os dias, se discipline a jogar o lixo nas latas indicadas para cada material.

Coloque-as na cozinha, na varanda e em todo lugar onde há um grande fluxo de lixo. Cuidar do meio em que vivemos, é um favor que fazemos a nós mesmos. Além disso, os materiais reaproveitados podem se transformar em belas esculturas, utensílios domésticos e até brinquedos.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?