DicasFree.com » Saúde » Porque devemos nos preocupar com o sedentarismo?

Porque devemos nos preocupar com o sedentarismo?

Se você é sedentário e faz parte de 60% da população que não se exercita, descubra agora através deste artigo, quais os perigos e também o que pode melhorar no seu desempenho quando começar a se exercitar corretamente.

     

Sedentarismo

O sedentarismo vem tomando conta de toda população atual. Não somente no Brasil, mas também em muitos outros países, subdesenvolvidos ou não. A epidemia de obesidade vem tomando conta de vários âmbitos mundiais se tornando uma preocupação entre os governos.

Isso acontece porque cerca de 60% da população mundial não faz exercícios físicos regularmente. Dentre esses, cerca de 50% das pessoas que morrem de infarto, acontece devido o sedentarismo. Dentre os adultos, os mais comuns a sedentários são mulheres (donas de casa), idosos, pessoas de baixa renda e deficientes físicos.

Quando começa?

Os índices comprovam que as pessoas começam a entrar para o sedentarismo, quando ainda são adolescentes e trazem os maus hábitos para a fase adulta. A falta de exercício físico implica em muitos problemas como má circulação do sangue, aumento significativo de peso e problemas relacionados a saúde.

atividade física

Causa

A principal causa do sedentarismo moderno, é o estilo de vida cada dia mais parado. Hoje em dia, dificilmente encontraremos pessoas que fazem atividades físicas desde os tempos da adolescência. O prazer em se exercitar se perdeu, isso devido ao computador, internet, televisão e outras  tantos atrativos.

Para entrar no parâmetro dos não sedentários, é necessário que você faça qualquer exercício físico aeróbico de 4 a 5 vezes por semana. No mínimo, a atividade física deve durar cerca de 40 minutos. Os exercícios ajudam na circulação correta do sangue, no baixo nível de colesterol e muitas outras áreas.

Dicas para deixar o sedentarismo aos poucos

  • Caminhe 4 vezes por semana
  • Preferir as escadas
  • Estacionar sempre mais distante do seu destino
  • Evitar a escada rolante
  • Levantar para fazer qualquer atividade ao invés de usar telefone e computador

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?