DicasFree.com » Curiosidades » Porque bocejamos quando estamos com sono

Porque bocejamos quando estamos com sono

O motivo do bocejo ainda não foi bem explicado pelos cientistas, mas o mesmo possui forte ligação como as sensações de sonolência e cansaço que o próprio organismo sente ao longo do dia.

     

Especialistas de todo o mundo já realizaram diversas pesquisas para tentar explicar definitivamente a verdadeira causa dos bocejos, mas até os dias atuais, ainda não foi confirmada qual a teoria que melhor explica esse fenômeno do corpo.

O que se sabe é que esse evento acomete tanto ser-humano, como também alguns animais. O bocejo, segunda a teoria física acontece por causa da escassez de oxigênio no ambiente, provocando relaxamento dos músculos estão inteiramente relaxados. O organismo pode estar necessitando de mais oxigênio, em ambientes mais arejados.

O cérebro funciona melhor quando está com baixa temperatura, caso contrário tem baixa capacidade de processar informações.

A teoria inicial científica afirma que o bocejo está relacionado ao sono, mas funciona como alerta para driblar essa sensação. Quando se boceja, a circulação sanguínea é estimulada provocando a queda da temperatura do corpo, o que serve para despertar o sentido da atenção.

Uma recente teoria assegura que quando o cérebro fica em estado de superaquecimento, pode ocasionar sensações de sonolência, sendo assim, pode ser facilmente comprovado porque se boceja quando se tem sono. O bocejo funciona como termostato ao dar entrada de ar fresco para que o cérebro trabalhe melhor. No fim do dia, por exemplo, o corpo e a mente já estão cansados provocando o aumento da temperatura do cérebro, por isso se boceja mais quando se está prestes a dormir.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?