DicasFree.com » Saúde » Porque as pessoas desidratadas correm risco de morte

Porque as pessoas desidratadas correm risco de morte

A desidratação pode ocorrer como resultado de uma longo período sem alimentos ou da perda de líquidos e nutrientes do corpo por alguma enfermidade. Entenda porque isso pode representar risco de morte para uma pessoa.

     

O corpo humano talvez seja um dos organismos vivos mais complexos existentes em nosso planeta. Os inúmeros processos químicos e biológicos que sustentam todas as atividades e necessidades humanos são um grande desafio par quem dedica sua vida a estudar essa área científica.

Além da Biologia, a Medicina também enfrenta sérios desafios com relação ao funcionamento do corpo e também de suas reações a determinados atos médicos, ervas medicinais e procedimentos cirúrgicos, além dos sintomas de diversas doenças características de nossa espécie.

Desidratação

O quadro médico da desidratação pode ocorrer de diversas formas, porém costuma ter o mesmo efeito em intensidades diferentes dependendo de sua causa.

agua

A água é essencial para a manutenção da vida

Algumas viroses podem causar vômitos e diarreias nos infectados que em virtude disso ficam desidratados. Longas exposições solares, grandes períodos sem alimentação e ingestão de líquidos também costumam configurar como desidratação.

Ao contrário do que muitos pensam, a desidratação não é apenas a perda de água ou líquidos do corpo, mas também de diversos nutrientes essenciais a manutenção dos processos metabólicos.

Só a perca de água em si, já resultaria em grande confusão no organismo. Isso porque, para funcionar adequadamente, o corpo de um adulto precisa ter entorno de 60% de água. A diminuição significativa dessa margem já acarretaria no desgaste e morte de milhares de células.

Mais que isso, a perda de inúmeros nutrientes, algo característico da desidratação, simplesmente impede que o corpo funcione adequadamente, forçando-o a esgotar todas as suas reservas energéticas (gorduras) e após isso a gerar um colapso total nas funções. Dessa forma, óbito é quase certo nos casos em que a ajuda não chega rápido.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?