DicasFree.com » Curiosidades » Por que respiramos?

Por que respiramos?

Saiba neste artigo o por quê respiramos e qual a importância desse processo em nossas vidas. Detalhes sobre esse questionamento você acompanha aqui no Dicas Free!

     

A respiração é uma função tão essencial quanto qualquer outra realizada no organismo. Todos os seres vivos precisam deste elemento para sobreviver, para nós, assim como animais e plantas, sua falta resultaria na impossibilidade de realizar qualquer atividade corriqueira.

Por que respiramos e como funciona o sistema respiratório?

O ar que respiramos fornece oxigênio ao sangue e as células presentes no corpo, o oxigênio entra em contato com o sangue através do aparelho respiratório e permite as trocas de ar. A troca consiste no fornecimento de oxigênio ao sangue, o sangue, através dos pulmões, rejeita o dióxido de carbono.

Por que respiramos? (Foto: Reprodução)

O processo de inspirar e expirar acontece por meio de diversos atos, permitindo a passagem de ar pelas vias respiratórias. Para entendermos melhor como funciona nosso sistema respiratório vamos por partes.

» O aparelho é composto por tratos respiratórios divididos em superior e inferior.

» Eles são responsáveis pelo movimento do ar para dentro e fora das vias aéreas, ou seja, inspiração e expiração.

» O trato superior, que corresponde as vias aéreas, aquece e filtra o ar inspirado. Enquanto o inferior, os pulmões, brônquios e alvéolos pulmonares realizam a troca gasosa na expiração.

Depois de saber um pouco sobre o funcionamento de nosso sistema respiratório, a resposta para a pergunta feita no título não exige muito. Mas é algo algo que nos faz refletir e questionar a nós mesmos.

Afinal, por que respiramos?

» Respiramos para viver, realizar tarefas do dia-a-dia, entre outras necessidades.

A importância da respiração é tão grande quanto a fotossíntese para as plantas, sem a respiração somos incapazes de realizar o ciclo da vida de nascer, crescer, se reproduzir e morrer.

Podemos fazer uma simples comparação sobre a importância da respiração para nós a um veículo que necessita de combustível para se locomover. Assim somos nós. Movidos pelo oxigênio. Combustível encontrado com abundância na natureza e que nos permite a sobrevivência.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?