DicasFree.com » Animais » Por que os animais estão em extinção?

Por que os animais estão em extinção?

Um dos assuntos em relação a natureza mais discutido hoje em dia é extinção de vários animais. Entenda, através deste artigo, por que a extinção e as ameaças são assuntos tão presentes e saiba o que VOCÊ pode fazer para evitar.

     

Animais em extinção

Muito se houve falar sobre a extinção de animais cada vez mais presentes em nossos habitat como florestas, lagoas, pântanos e rios. A biodiversidade em nosso planeta é extremamente ampla, fazendo com que a extinção seja algo de competência realmente agravante.

Existem milhares de ambientações climáticas acompanhadas de mais de 1500 espécies diferentes de animais conhecidos e listados em todo o mundo, apresentando níveis de risco em extinção ou já extintas. As pesquisas apontam que cerca de 13% de todos animais vertebrados estão em níveis de ameaça.

Por que?

Em alguns países o problema é considerado um tanto perigoso, já que os percentuais de extinção estão em alta. Há muitos motivos pelo qual o problema se faz presente hoje em dia, grande parte da culpa está nas mudanças climáticas repentinas, desmatamento, tráfico de animais, aumento de gases (que desenvolvem o efeito estufa) e perda de cobertura do solo.

Tigre branco (Foto: Reprodução)

Os ecossistemas que se perdem por diversos motivos, atingem diretamente a vida desses animais. Temos uma taxa de extinção em massa e aqueles animais que não estão extintos, estão sob supervisão das leis governamentais de proteção.

Podemos afirmar que somente as espécies adaptáveis estão fora do percentual de risco. Com as mudanças do bioma, o aceleramento da degradação acontece. Os números de espécies foram reduzidos, chegando a ser drásticos e extremamente preocupantes.

Em pouco tempo, estima-se que a falta de alimento também será um motivo que leve os animais a extinção. Isso porque há uma apresentação de milhares de plantas ameaçadas ou extintas. Os pedradores fazem também, parte direta na ameaça de peixes e algumas aves.

A luta pela sobrevivência continua constante, fazendo com que os animais não consigam mais estabelecer território e procriar corretamente. Outro ponto que causa bagunça nesse meio é a invasão de outras espécies. Elas podem causar desequilíbrio no ecossistema, trazendo:

  • Competitividade por alimentos
  • Diminuição de plantas 
  • Abundância em determinadas espécies
  • Rapidez com a propagação de doenças

Preservar ainda é a melhor maneira de fazermos alguma coisa por nosso planeta. Os cuidados básicos com a água, energia e o NÃO desmatamento continuam sendo porta chave para uma eficaz prolongação na sobrevivência de alguns animais. É necessário a plantação de árvores e acabarmos com o tráfico.

Melhorar os níveis de poluição também é indispensável, já que desta maneira não afetaremos o habitat de alguns animais permitindo que esses procriem e vivam tranquilamente em seus territórios. A conscientização começa a partir de atitudes simples e podem mudar o mundo inteiro. Pense nisso! 

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?