DicasFree.com » Menstruação Atrasada » Por que a menstruação atrasou?

Por que a menstruação atrasou?

Os atrasos menstruais podem ser decorrentes de diversos motivos. Se a sua menstruação atrasou e você não sabe o que pode ter acontecido, acompanhe a matéria e esclareça suas dúvidas.

     

Por que a menstruação atrasou?

O atraso menstrual é um problema muito comum em mulheres de várias idades, apesar de não ser o mais indicado. Dependendo da faixa etária feminina, ele indica que algo está errado com a saúde íntima da mulher e que a falta de cuidado pode acarretar doenças genitais.

Os motivos ou causas para o atraso menstrual estão desde fatores de idade até mesmo questões emocionais. Em casos mais comuns, é possível que a mulher se enquadre em casos de:

  • Gravidez
  • Excesso de estresse
  • Ansiedade
  • Nervosismo
  • Noites mal dormidas
  • Doenças genitais
  • Excesso de atividade física
  • Perda de peso excessiva
  • Má alimentação

Dentre outros…

Meninas que começaram a vida sexual ou iniciaram o período da menstruação agora, é comum que esse atraso ocorra até que ela esteja habituada com as novas fases do corpo. Contudo é importante que preste atenção num detalhe: meninas que já passaram dos 18 anos não devem ter os atrasos considerados normais.

Mulher (Foto: Reprodução)

Estima-se que um atraso menstrual comum ou menos grave, pode durar até 10 dias, ainda que a mulher esteja tomando anticoncepcional. É importante que ela entenda a necessidade de tomar medidas corretas quando o problema for decorrente.

O que fazer?

Quando a sua menstruação atrasar, o primeiro passo é se dirigir ao consultório do seu ginecologista. Se esse lhe acompanhar mensalmente, será mais fácil identificar os problemas, em outros casos serão necessários alguns exames e perguntas que poderão lhe indicar um diagnóstico.

Já para doenças genitais, é provável que você esteja também tendo presença de corrimentos, sejam esses de cores claras ou escuras. Lembrando que um corrimento só pode ser considerado prejudicial a saúde feminina quando ele vem acompanhado de odor fétido e coceira.

Se houver suspeita de gravidez, o primeiro passo é procurar um teste de farmácia. Em estado positivo, dê seguimento ao exame de sangue para comprovação imediata. Toda mulher precisa de cuidados íntimos para manter seu bem estar e sobretudo estar saudável sexualmente.

Em caso de comprovação de uma DST ou infecção na genital, o seu parceiro sexual também deve ser tratado. Nenhuma dessas informações podem anular a avaliação médica.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?